Com a contratação, Araguaína contará com 10 novos leitos de UTI Covid.
Foto: Saúde/Gov.TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Tocantins publicou nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial do Estado, a contratação do Instituto Sinai Serviços Médicos Ltda, com dispensa de licitação, para ampliar a oferta de leitos de UTI covid-19 em Araguaína. Conforme a portaria Nº 379/2020, o valor do contrato é de R$ 2,4 milhões (2.459.236,53).

Segundo a SES, a empresa será responsável pela gestão de 10 novos leitos de UTI na cidade, para assistência aos pacientes que apresentem gravidade nos casos do covid-19.

Com isso, os leitos ampliarão a rede estadual de saúde, ofertando reforço para a população da região.

É importante assegurarmos que nosso trabalho é incessante no sentido de garantir esta assistência”, explica o doutor Edgar Tollini, secretário de Estado da Saúde. “A população deve compreender ainda que seu papel neste enfrentamento é fundamental, o isolamento social é a melhor forma de prevenção da Covid-19”, reforça o gestor.

Araguaína iniciou o mês de agosto com aumento de internações por covid-19, ficando com 100% dos leitos de UTI-covid para adultos lotados. A cidade é a mais afetada pela pandemia, e chegou a 100 mortes por complicações da doença nesta segunda (3). 

O governo ressaltou que ciente das necessidades de Araguaína, cedeu 10 ventiladores pulmonares ao município, “em mais uma demonstração do apoio constante neste enfrentamento aos municípios”. Os equipamentos são imprescindíveis para a assistência em casos graves da doença.

Em outra portaria (Nº 397/2020), a SES convocou 170 médicos lotados no quadro de recursos humanos do Hospital Regional de Araguaína, para que compareçam e se apresentem na direção da unidade para prestação de assistência médica aos pacientes nos casos de urgência e emergência relacionados à Covid-19.

A medida visa a operacionalização dos leitos bloqueados por falta de médicos.