O Governo do Estado, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguaína, entregou 87 certificados dos cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos cursos disponibilizados pelo próprio Sine. A entrega aconteceu na sexta-feira, 25 na sede do Sine em Araguaína. 

O Sine Araguaína oferece os cursos de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Técnicas de Atendimento e Rotinas Administrativas. Já a parceria do Sine com o Senac acontece desde 2011 e, até o momento, já capacitou 450 trabalhadores na área de Gestão de Negócios. Os cursos disponíveis são Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Departamento de Pessoal, Recursos Humanos, Auxiliar de Faturamento, Frentista, e Crédito e Cobrança.

De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Raimundo Palito, as parcerias são fundamentais para dar oportunidade aos trabalhadores de se capacitarem e completa: “Após concluir esses cursos os educandos terão condições de buscar um trabalho melhor e consequentemente conquistar uma vida mais digna para sua família”.

Já a gerente do Senac Araguaína, Fabíola Nunes dos Santos, afirmou que o objetivo da instituição é transpor os muros e levar a capacitação até a parcela da população que não tem acesso aos serviços do Senac e para tanto conta com as parcerias. Fabíola comenta: “O Sine tem sido um importante parceiro, pois nos oferece a demanda e a estrutura física para a realização dos cursos e o resultado são trabalhadores aptos a entrarem no mercado e se manterem nele”.

Para a formanda do curso de Auxiliar Administrativo, Erisnete Damacena,o curso foi uma boa oportunidade para aperfeiçoamento pessoal e profissional: “Estou a procura do meu primeiro emprego e o curso me ensinou não só as técnicas ligadas ao trabalho mas acima de tudo a parte humana, como abordar as pessoas, como me relacionar no ambiente de trabalho. As aulas são excelentes”. Completa a futura profissional.

O Sine Tocantins possui agências em Araguatins, Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí e Dianópolis. Além de Casas do Trabalhador em Pedro Afonso, Aguiarnópolis e Almas. Além das capacitações oferecidas nas próprias agências, o Sine conta com o Pronatec Trabalhador e Pronatec Seguro Desemprego - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os cursos têm duração mínima de 160 horas e são ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como Senac, Senai, IFTO entre outras.