De acordo com a Revista Exame, a cidade de Gurupi, na região Sul do Estado, é o sexto melhor município do País quando o assunto é o desenvolvimento em infraestrutura. Para elaborar a classificação, que traz ainda Porto Nacional em 81º lugar, foram considerados três índices, sendo dois ligados ao serviço de tratamento e distribuição de água: o índice de perdas, que mede quanto se perde de água entre o tratamento e seu destino final, e também a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição. O número de casas com acesso internet fixa de alta velocidade também contou como parâmetro.

André Alexandre Coelho, gerente regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins, empresa responsável pelo serviço de tratamento e distribuição de água tratada e pela coleta e tratamento de esgoto nos dois municípios citados pelo ranking, destaca que o trabalho realizado pela concessionária junto à comunidade tem sido o diferencial. “Quando falamos em perdas, por exemplo, é importante observar que tanto a empresa quanto a comunidade tem tarefas a desempenhar. O morador deve sempre ficar atento à vazamentos e comunica-los o mais rápido possível para que possam ser corrigidos evitando o desperdício”, explica Coelho.  

Por meio do telefone 0800 6440 195 o morador pode avisar sobre vazamentos à concessionária que envia uma equipe até o local para realizar o reparo. “Essa comunicação é a nossa maior aliada para que o trabalho tenha cada vez mais eficiência”.

Para figurar no topo da lista, Gurupi atingiu índices muito inferiores aos apresentados a níveis nacionais. “Hoje nosso índice de perdas em Gurupi é de 29%, bem abaixo dos 50% da região Norte e também abaixo da média brasileira, que é de 37% e do Tocantins, que é de 34%”, afirma o gerente que complementa afirmando que “a meta é sempre superar esses índices, reduzindo o número para cerca de 20% até 2022”, pontua.

Tocantins

Ainda segundo Coelho, o trabalho realizado e reconhecido em Gurupi e Porto Nacional se espalha por todo o Estado do Tocantins nas outras 45 cidades onde a Odebrecht Ambiental | Saneatins é a concessionária responsável. “O empenho é constante para monitorar  as redes em busca de vazamentos não visíveis, para implantar ações de melhoria de distribuição e também busca por fraudes que ponham em risco o abastecimento das populações”.

Hoje o Tocantins tem 99% de sua população abastecida com água 100% tratada, fator que coloca todo o Estado em posição privilegiada frente a região Norte, cujo índice é de apenas 52,4%, e acima até da média nacional que é de 82,5%.