Oportunidades

HDT abre inscrições para oito vagas de Residência Médica em Araguaína

Serão ofertadas 08 vagas: Infectologia (02), Medicina de Família e Comunidade (02), Pediatria (01) e Neonatologia (03).

Fachada do Hospital de Doenças Tropicais da UFT.
Foto: Daniel dos Santos

Seguem abertas até sexta-feira (21) as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Residência Médica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). A unidade hospitalar é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e parasitárias no  município de Araguaína (TO).

O Processo Seletivo Simplificado constará de apenas uma fase, com a realização de uma prova escrita e objetiva de conhecimentos básicos, de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições são realizadas exclusivamente via internet, no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT. A taxa de inscrição é de R$ 300,00 que deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU); as instruções para inscrição e pagamento estão descritas Edital de Abertura do certame.

Os candidatos devem ter concluído o curso de graduação plena em Medicina, realizado em Instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os ingressantes no programa farão jus a uma bolsa no valor de R$ 3.330,43 pelo período de duração da residência.

Mais informações podem ser obtidas no Edital Nº01/2020.

Provas e resultados

Conforme o cronograma da seleção, a data para aplicação das provas será dia 04 de março, com previsão de divulgação do resultado final para o dia 11 de março, e no dia 13, serão realizadas as matrículas. As atividades iniciam em 18 de março.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.