Câmeras registraram o momento em que os envolvidos tiveram o primeiro contato com a vítima.
Foto: Reprodução Redes Sociais
A Polícia Civil do Tocantins concluiu as investigações sobre o acidente que resultou na morte do mototaxista José Ribamar dos Santos, de 59 anos, em Araguaína. O inquérito, conduzido pela 29ª Delegacia de Polícia, apontou que um homem sem habilitação conduzia o veículo envolvido e tentou enganar as autoridades com a ajuda de uma mulher.
 
Segundo as apurações, José Ribamar trafegava em sua motocicleta quando foi atingido por um carro GM Celta, que realizou uma conversão brusca à esquerda. O mototaxista não resistiu e morreu no local.
 
No momento da ocorrência, uma mulher identificada como M.M.S. se apresentou como motorista. Porém, imagens de câmeras, depoimentos de testemunhas e a própria confissão da suspeita comprovaram que quem dirigia era, na verdade, D.M.P., que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de embriaguez.
 
As investigações também revelaram que, após o acidente, os dois indiciados removeram o carro da cena e forneceram informações falsas à polícia para tentar responsabilizar a mulher como condutora.
 
Com base nas provas, o homem foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, fraude processual, falsidade ideológica e condução de veículo sem habilitação. Já a mulher responderá por fraude processual e falsidade ideológica.
 
O delegado Márcio Lopes da Silva destacou que a investigação trouxe justiça à família da vítima:
 
“A conclusão deste inquérito representa um importante avanço na elucidação dos fatos. A Polícia Civil está empenhada em responsabilizar todos os envolvidos para garantir justiça à vítima e sua família”.
 
O inquérito foi enviado ao Poder Judiciário para análise do Ministério Público e demais providências legais.
 
Relembre o caso
 
O mototaxista José Ribamar dos Santos, de 59 anos, morreu em um acidente de trânsito na noite de 16 de agosto de 2025, na Avenida Santos Dumont, próximo à rodoviária de Araguaína. Ele pilotava uma motocicleta Yamaha Factor YBR 125 quando colidiu na lateral de um GM Celta que fazia uma conversão para acessar a Avenida Tibúrcio José Dantas.
 
Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU tentaram reanimar a vítima por cerca de 40 minutos, mas ela não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar e a perícia estiveram no local, e o corpo foi removido pelo IML.