Redação/Araguaína Notícias

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou por meio da portaria nº 571 divulgada no "Diário Oficial da União", desta segunda-feira (14), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entidade vinculada ao MPOG, a contratar por tempo determinado até 82.023 pessoas para realizar o Censo Agropecuário 2016.

Segundo o documento, a maioria das oportunidades será para recenseador (62.400). Além disso, terá vagas para analista censitário (223), agente censitário regional (486), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente censitário supervisor (12.540), agente censitário informativo (174). O nível de escolaridade dos cargos não foi divulgado.

As contratações deverão ser efetuadas por meio de processo seletivo simplificado, observados a ordem de classificação e os critérios e condições estabelecidas pelo Poder Executivo. O edital de abertura das inscrições deverá prever o número de vagas, a área de atuação, a descrição das atribuições, a remuneração e o prazo de duração do contrato.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de 3 anos. Decorrido o período de 3 anos, a contar da homologação do resultado final do primeiro processo seletivo, não mais poderão viger os contratos firmados com base na autorização da portaria nº 571.

O IBGE deverá definir a remuneração dos profissionais a serem contratados em valor não superior ao da remuneração constante dos planos de retribuição ou nos quadros de cargos e salários do serviço público, para servidores que desempenham função semelhante.

Na portaria não há informações sobre a previsão de publicação do edital de processo seletivo.