Matéria de Diego Amorim, publicada nesta quinta-feira (26) no Site O Antagonista, aponta que o idealizador da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, reformulou sua opinião sobre a candidatura de Lula (PT). Cita que em abril Márlon dizia não ter dúvidas quanto a inelegibilidade do petista: "Mesmo antes dos embargos de declaração", destacava ele.
Entretanto, três meses depois, Márlon Reis (Rede) pré-candidato ao governo do Tocantins mudou de opinião. Conforme a publicação, agora o ex-magistrado admite que ninguém pode impedir o registro de candidatura de Lula.
--Na verdade, juridicamente, eles [o PT] podem requerer [a candidatura]. Caberá à Justiça Eleitoral tomar uma decisão sobre isso. Ninguém pode impedir o registro de candidatura. Explicou Márlon Reis.
Ao ser questionado pela mudança de opinião, Márlon justificou. "Eu estou tratando a Lei da Ficha Limpa da maneira menos partidária possível. A lei não foi feita com o propósito de atingir uma pessoa em particular. Tenho evitado ao máximo fazer a aproximação desse debate político-partidário com o projeto da Ficha Limpa."
Lula está preso desde abril na carceragem da Policia Federal no Paraná e cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex no Guarujá. E PT tem defendido que oficializará a candidatura de Lula a presidente da República na convenção, marcada para 4 de agosto.