O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Araguaína (IMPAR) organiza o processo eleitoral para os novos membros dos conselhos administrativo e fiscal do órgão. O edital com o regulamento para registro das candidaturas está disponível no Diário Oficial nº 3426, de 6 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, todo servidor público efetivo do Município, segurado do IMPAR, poderá concorrer ao conselho, desde que se enquadre nos critérios do edital. O prazo para registro das candidaturas aos cargos de Conselheiros Administrativo e Fiscal será até 30 de janeiro e os mandatos serão de 18 ou 36 meses.
Entre as regras para ocupar o cargo, exige-se que o servidor esteja em pleno gozo dos direitos políticos e não responda a processo administrativo disciplinar, possua formação superior e atenda aos requisitos estatutários específicos da vaga.
O registro da candidatura deverá ser feito online, com anexo de uma cópia do Documento de Identidade, Certidão de Quitação Eleitoral, Cópia do Requerimento de candidatura, declaração de elegibilidade, e declaração de veracidade nos termos do anexo I, II e III do regulamento eleitoral, documento que comprove a qualidade de servidor efetivo e segurado pelo IMPAR, documento que comprove que não responda a processo administrativo disciplinar e currículo completo. Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail: juntaeleitoralimpar@gmail.com.
Trabalho do conselho
O IMPAR possui dois tipos de conselho, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, cada um com funções específicas que se complementam. Os conselheiros atuam como representantes dos servidores e do ente público para definição de diretrizes e acompanhamento das ações da diretoria.
Os conselheiros têm como papel o controle social e fiscalização dos recursos e políticas de previdência do município, visando garantir a sustentabilidade financeira do regime a longo prazo.


