Fernando Brasília estuda com o filho Mateus e sonham juntos em fazer faculdade de Educação Física

"Sensação boa é poder aprender com meu filho. Juntos caminhando na mesma direção, rumo à faculdade", assim o treinador do time de Araguaína Sparta, Divino Fernandes Pedro, o Fernando Brasília, de 46 anos, descreve a sensação de voltar a estudar após 25 anos incentivado pelo filho, Mateus Soares Rocha, de 20 anos. Os dois dividem juntos experiências e sonham em formar em Educação Física.

Na semana em que se comemora o Dia dos Pais, Fernando Brasília é exemplo de perseverança. O treinador conta que foi jogador profissional e, por esse motivo, sempre mudava de cidade e estados e por esse motivo ficava difícil estudar.

"Os jogadores antes não investiam no estudo, hoje é tudo diferente, se não estudamos ficamos para trás. O estudo leva você a buscar um emprego melhor, qualificar pra concursos e realizar o sonho da faculdade", disse.

O treinador tem seis filhos, mas foi o enteado Mateus que o incentivou a voltar pra sala de aula. "Minha mãe já faz Educação Física, eu e meu pai vamos fazer o mesmo curso, visto que já trabalhamos no time do Sparta. Quero ser treinador ou preparador físico e atuar em times de futebol", citou Mateus.

Sonhando juntos

O jovem disse que sempre ajudava o pai nas tarefas escolares e que ele, com o seu exemplo, mostrou que nunca deve desistir de um sonho. "Eu não era muito focado, mais quando vi a força dele percebi que eu também não podia parar. Ele é um exemplo de perseverança e que não há idade pra começar os estudos", disse.

Fernando Brasília havia estudado só até a terceira série do Ensino Fundamental há dois anos retornou à sala de aula em companhia de Mateus, no Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, e está no 9º ano. Este ano, Mateus começou a estudar o ensino regular e está na 1ª série do Ensino Médio.

Dia dos Pais

No Brasil é sempre no segundo domingo de agosto e há registros que a primeira comemoração foi no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus.