O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ofereceu denúncia criminal contra Jonatas Rodrigues de Sousa, influencer que matou por atropelamento uma mulher em Araguaína, em 6 de junho de 2025. Ele dirigia motocicleta sem habilitação e em velocidade acima do permitido quando atropelou a vítima na faixa de pedestre e deixou o local sem prestar socorro. O caso ganhou ampla repercussão.
A denúncia foi oferecida pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguaína em 23 de janeiro e aceita pela Justiça nesta quinta-feira, dia 19.
Jonatas foi denunciado por homicídio duplamente qualificado, por agir de modo que impossibilitou a defesa da vítima e por gerar perigo comum às pessoas que passavam pelo local. Também foi atribuído a ele os crimes de dirigir veículo automotor sem habilitação ou permissão para dirigir (artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB) e de fugir do local da ocorrência (artigo 305 do CTB).
Dolo eventual
A denúncia do Ministério Público é de homicídio com dolo eventual, que ocorre quando o agente apresenta conduta perigosa e assume o risco do resultado produzido. No caso de homicídio com dolo, a pena é maior e o julgamento acontece no Tribunal do Júri.
Prisão
Jonatas Rodrigues de Sousa foi preso no estado do Rio de Janeiro em 9 de fevereiro, após o MPTO obter na Justiça a sua prisão preventiva e a suspensão do bloqueio de seus perfis nas redes sociais.
Anteriormente, o Ministério Público havia requerido a prisão preventiva do investigado, mas a Justiça decidiu então por aplicar outras medidas cautelares, incluindo a proibição de conduzir veículo sem habilitação e de divulgar práticas ilícitas (de manobras de condução perigosa) nas redes sociais. Como Jonatas veio a descumprir essas medidas e o MPTO comprovou o descumprimento, sua prisão preventiva foi decretada em 8 de fevereiro.
O Ministério Público já solicitou o recambiamento do réu, do Rio de Janeiro para o Tocantins.
Atua no processo o promotor de Justiça Daniel José de Oliveira Almeida, que responde pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguaína.
Influencer do “grau”
Jonatas Rodrigues de Sousa tem milhares de seguidores em uma rede social, onde se notabilizou por praticar, com motocicleta, manobras perigosas conhecidas como “grau”. A pedido do MPTO, foi determinada a suspensão do perfil. A plataforma está sendo notificada para dar cumprimento à decisão.
A vítima
A vítima da colisão causada por Jonatas é Daiana Alves da Silva. Ela foi atropelada em 6 de junho de 2025 e levada para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), mas faleceu no dia 14 do mesmo mês, em decorrência das lesões.



