O deputado estadual de Araguaína, Jorge Frederico (PSC) propôs a inclusão de aulas de economia nas escolas estaduais do Tocantins. O Anteprojeto de Lei foi protocolado na Assembleia Legislativa-AL no último doa 15 de agosto e ainda será analisado pela Casa Leis.
"Nosso país passa hoje por uma grave crise financeira, que infelizmente atinge também o Tocantins (....) temos obrigação de preparar o jovens tocantinenses para que eles possam encarar de frente os momentos de adversidade e também prepara-los para crescer nos períodos de prosperidade".
De acordo com o Artigo 3º do Projeto, o conteúdo programático da disciplina será estipulado pela Secretaria Estadual de Educação. O texto do PL cita que os jovens entre 18 e 25 anos representam em média 15% dos inscritos em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa.
Portanto, neste caso, de acordo com deputado Jorge Frederico, a nova disciplina é importante na formação dos jovens. "O estudante aprende e dissemina no meio familiar e social um círculo virtuoso que leva a uma economia estável". Disse o parlamentar ao justificar o PL.
Caso a matéria seja aprovada na AL e sancionada pelo Governador, será obrigatório a inclusão da Disciplina de Introdução ao Estudo da Economia na estrutura curricular do ensino médio nas escolas públicas. A disciplina disponibilizará conteúdos nas áreas de Economia doméstica, Empreendedorismo, Economia do Estado e União.
Ainda não há data para que o PL entre na pauta da AL.