Durante a convenção que oficializou sua candidatura a prefeito, Jorge Frederico (Republicanos) fez críticas à gestão de Wagner Rodrigues, disse que Araguaína não vai andar “para trás”, e que será transformada na “capital das oportunidades”. O evento realizado na noite desta quarta-feira, 31, apresentou o ex-deputado Elenil da Penha (Progressistas) como vice da chapa.
Último a falar, Jorge Frederico reforçou que sua família foi pioneira na região e chegou na época em que a cidade era conhecida como povoado Lontra.
Ao citar gargalos da cidade, o pré-candidato ressaltou o slogan da campanha “Araguaína pode +” e conclamou apoiadores para a batalha, o enfrentamento e, sem citar o nome do atual prefeito, fez duras críticas à gestão do adversário Wagner Rodrigues.
"Não posso admitir, que uma cidade que tem um orçamento de R$ 1 bilhão anual, é a mesma cidade que só tem uma UPA. A mesma cidade que não tem cemitério público, (...) que não oferece creche em tempo integral. É a mesma cidade que tem 21 secretarias e só funciona duas".
Jorge reconheceu que o “asfalto no centro está uma beleza”, mas asseverou ser uma "obrigação da gestão" fazer isso. Disse que o deputado federal Vicentinho Júnior destinou há oito anos R$ 49 milhões para a reforma do aeroporto de Araguaína, mas a reforma ainda não foi concluída.
“Araguaína há 30 anos atrás tinha voos diários. (...) Há 10 anos eles estão reformando o aeroporto e ficam fazendo a propaganda. Acham que estão brincando com a cara do povo. Dez anos que eles não conseguem entregar uma reforma do aeroporto de Araguaína!” Criticou.
Reiterando o slogan “Araguaína pode +”, Jorge apontou que considera excesso de radares em Araguaína, que “tira dinheiro do bolso do cidadão” e criticou o valor do IPTU na cidade, prometendo reduzir o imposto.
“Estou pronto para os desafios. Para enfrentar essa política que eles fazem: prefeitura rica e o povo pobre. Eu vou acabar, junto com vocês, com isso.”
Por fim, Jorge agradeceu o apoio das lideranças, da população e do grupo político que forma sua coligação e base apoio. Reforçou que Araguaína precisa trabalhar em parceria com o governo do Estado e se disse preparado para o desafio.
“Nós juntos vamos fazer com que Araguaína seja um celeiro do desenvolvimento. (...) Vai ser a capital das oportunidades. Eu tenho a obrigação de entregar a Araguaína a melhor gestão da história dessa cidade. Uma gestão moderna, eficiente, com olhar no ser humano. Que pensa no pequeno, que pensa no empresário”.
A oficialização da candidatura contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, deputados federais Lázaro Botelho e Vicentinho Jr, demais autoridades, lideranças políticas e população.
A coligação composta pelos partidos Republicanos, PDT, Progressistas, Solidariedade, PRTB e PSB conta com 60 pré-candidatos a vereador.