Ivanilde Gomes e Marcus Mesquita

A  aluna-atleta Luana Bruna  Candido, do Colégio Estadual Dom Alano, representa o Tocantins na Copa São Paulo de Judô, a maior competição das Américas, que tem início nesta sexta-feira, 21, em São Bernado do Campo (SP).

Luana Bruna Candido, 17 anos, participa nas categorias Meio-Leve Sub-18 e Ligeiro Sub-21, ambas para competidoras com até 48 kg. Segundo ela, a expectativa em relação à prova é positiva, já que está com bom preparo físico. “Treino todos os dias e ainda malho na academia, espero trazer a medalha”, afirmou a aluna, afirmando estar ansiosa pelo início da competição. “Isto porque, no ano passado, eu me saí muito bem e disputei a medalha de bronze, o que é uma conquista, já que esta é uma das competições mais difíceis do Brasil. Desta vez, eu espero me sair melhor, conquistando alguma medalha para o Tocantins”, frisou.

A copa de judô será realizada entre os dias 21 e 23 de março. Ao todo, cerca de três mil atletas participam da competição, considerada a maior das Américas em número de participantes.

Apoio

Luana participa da Copa São Paulo com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Para a mãe da estudante, Maísa Basílio da Silva, esta é a prova que a filha está no caminho certo e tem potencial como judoca. “Se não fosse o apoio do Estado, ela não teria condições de participar”, frisou.

“O apoio é mais importante que a medalha, porque é uma competição difícil e lá tenho oportunidade de aprender mais e interagir com outros atletas”, complementou Luana.

Títulos

Luana Cândido é a atual campeã dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria meio-leve e do Campeonato Tocantinense de Judô nesta mesma categoria e na ligeiro sub-21. Fora do estado, a aluna-atleta conquistou, no correr do ano, o vice-campeonato da tradicional Copa Minakawa, na cidade de São Paulo, no peso meio-leve sub-18 (-48 kg). Em seguida, na mesma categoria, veio o título de campeã do Quebec Open, em Montreal, no Canadá, acompanhado do vice-campeonato (Meio-Leve, na Sub-18) e do terceiro lugar (Ligeiro, Sub-21) no Ontario Youth Internacional, em Ontário, ainda em solo canadense.