A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) instaurou um procedimento preparatório para apurar a utilização de estrutura do Governo em favor da campanha de reeleição do governador Sandoval Cardoso. O órgão considerou o caso, após veiculação de matéria do portal Folha do Bico, sobre visita de Sandoval a Augustinópolis na última sexta-feira, 11.

De acordo com a fonte jornalística, em matéria veiculada na segunda-feira, 14, mostra que um grupo da Coligação “A Mudança que a gente vê”  se aproveita da estrutura governamental.  São regalias destinadas a ações de Governo, como uso de aviões, segurança, hospedagens e outras. Conforme a Folha do Bico, a estrutura foi usada para uma vistoria de obras e na mesma viagem aproveitou para realizar reunião política de campanha. A reportagem aponta ainda que PRE já solicitou informações preliminares ao Governo do Estado sobre o assunto.

Ocorrido em Augustiópolis, o encontro foi organizado pelo deputado estadual Amélio Cayres (SD). Segundo a fonte jornalística,  logo após a Sandoval Cardoso vistoriar as obras do Hospital Regional, dezenas de eleitores, prefeitos, vereadores e líderes compareceram ao encontro.

O outro lado

Procurada pelo veículo, a coligação A mudança que a gente vê informou que nas visitas ao Bico do Papagaio na última sexta-feira, 11, o governador Sandoval Cardoso teve suas despesas com aeronaves pagas pela sua própria campanha. Disse ainda que não houve qualquer ação institucional e que como candidato, Sandoval pode sim vistoriar obras. Desse modo, segundo a assessoria, não houve qualquer solenidade paga com dinheiro público.

Aeronave usada para a visita de Sandoval, no aeroporto de Augustinópolis. Foto: Folha do Bico.