
"A instalação da 2ª Vara e a inauguração desse novo prédio representa a concretização dos dizeres: justiça acessível, rápida e efetiva", destacou o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I?talo Mendes, na noite desta segunda-feira (16) durante a inauguração da nova sede da Justiça Federal, em Araguaína (TO), e a instalação da nova Vara Federal no município. Participaram do evento diversas autoridades e servidores da Subseção Judiciária.
Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Gabriel Brum, a ampliação da Justiça Federal era algo imprescindível para a região. "Nosso papel é o de fazer justiça na vida do cidadão. São mais de 22 mil processos em tramitação e sabemos da importância de cada um deles", afirmou antes de agradecer o apoio da bancada parlamentar do Tocantins no Congresso Nacional, dos magistrados e dos servidores que atuaram nos últimos seis anos na Justiça Federal no município pela contribuição para tornar a 2ª Vara Federal uma realidade.
A nova vara terá competência geral e atuará como Juizado Especial Federal Adjunto, com isso, de acordo com a diretora da Subseção, juíza federal Roseli Ribeiro, o acervo processual será praticamente dividido entre a duas varas. Para o magistrado que responderá pela nova unidade, juiz federal Francisco de Assis Garcês, o trabalho será intenso para que a expectativa da população seja correspondida. "Nós vamos necessitar de todo um esforço concentrado. O que podemos oferecer é um trabalho diário para que a vara possa efetivamente contribuir para a solução dos conflitos na região de Araguaína".
A criação da 2a Vara da Subseção Judiciária de Araguaína foi instituída no dia 13 de janeiro de 2016, por meio da Lei nº 13.252/16, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff. Com a instalação da Vara, foram nomeados um magistrado e nove servidores, sendo todos analistas judiciários. Atualmente, 52 municípios fazem parte da jurisdição da Subseção Judiciária de Araguaína.
Nova SedeO novo prédio da Justiça Federal, em Araguaína, está localizado na Avenida José de Brito Soares, Quadra M-12, Lote 5, no Setor Anhanguera, possui 1.049,01m2, distribuídos em dois pavimentos, sendo: duas secretarias com banheiro e copa para os servidores; quatro gabinetes para juízes; duas salas para audiências; duas salas para perícias e conciliação; três salas administrativas; um protocolo; mezanino e hall de entrada.