Redação

Entidades, órgãos públicos e organizações não governamentais de Araguaína realizaram no último dia 07, o Dia D de limpeza do Lago Azul. O lago começou a ser reenchido parcialmente no início do mês de fevereiro sem a devida limpeza e o lixo começou a flutuar sobre a água. Na tentativa de deixa-lo em melhores condições, foi organizado um mutirão que retirou mais de 3 toneladas de lixo.

Segundo a Prefeitura de Araguaína, o lixo retirado lotou cinco caçambas, sendo mais comuns as garrafas pets e sapatos e o menos improvável foi uma geladeira. Apesar da ação, é provável que mais entulho vá se acumular, tendo em vista que parte do lixo vem do despejo irregular dos 14 afluentes que desembocam no Lago. Além disso, o reservatório da usina do Corujão também recebe através das galerias e bocas de lobo as águas das chuvas com lixo de ruas.

O prefeito Ronaldo Dimas acompanhou de perto a ação do mutirão, segundo a prefeitura, ele determinou ações específicas em pontos que requerem mais atenção. Para o prefeito, a população também é responsável pela conservação do lago. “Esse lixo todo não veio parar aqui por força da natureza, foi ação humana, foi ação dos nossos cidadãos araguainenses, da gente mesmo que acaba, por descuido, vindo parar aqui”.

O presidente da Aciara, Manoel de Assis Silva, também participou do mutirão e comentou sobre a importância do envolvimento da sociedade na preservação do Lago Azul. “A gente acha importante que toda a sociedade participe ativamente disso. O resultado, o sucesso e o êxito dessa ação só vão ser possíveis se a sociedade participar, através da reeducação, do cuidado, da preocupação com o bem estar da coletividade, preservando o cartão postal da nossa cidade”, destacou Silva.

A atividade faz parte do Projeto de Revitalização “Lago Mais Azul: eu faço parte!”, que também prevê plantio de mais de 1.500 mudas às margens do Lago além de educação ambiental.

Parceiros

Entre parceiros do projeto estão a Aciara, Alvorada Energia S.A., CIPRA, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino, Grande Loja Maçônica, Ibama, Lions Club, MP-TO, Naturatins, OAB, ONG Guardiões da Natureza, ONG Naturativa, Prefeitura de Araguaína, Rotary Club, Saneatins/Odebrecht e UFT.

Segundo a prefeitura, o lixo retirado lotou cinco caçambas.