
O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promovem hoje (28), na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, às 15h, o leilão da Estrada de Ferro 151 (EF-151), conhecida como Ferrovia Norte-Sul (FNS). O trecho a ser concedido tem 1.537 quilômetros e vai de Estrela d´Oeste (SP) a Porto Nacional (TO).
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, participa do leilão como convidado do Governo Federal. Pela manhã, Carlesse irá se reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília, de onde passará a integrar a comitiva do ministro rumo a São Paulo, onde ocorrerá o leilão.
Carlesse afirmou que o leilão desse trecho da Ferrovia Norte-Sul vai fortalecer o corredor logístico do estado. Também influenciará diretamente para viabilizar a construção da travessia da Ilha do Bananal e a operação do Porto de Praia Norte.
"É importante que esse trecho entre logo em operação e que viabilize o funcionamento do terminal de Gurupi e também o Porto de Praia Norte, integrando esses modais de transporte. Tenho certeza que a Ferrovia funcionando plenamente reforçará o nosso pleito para a construção da travessia da Ilha do Bananal, pois as duas vias se completam e vão proporcionar um grande desenvolvimento para o Tocantins, para o Mato Grosso e para o Brasil. E mais, será a interligação do Porto de Itaqui ao Porto de Santos por malha Ferroviária, gerando também oportunidades em todas as regiões onde a Ferrovia tiver influência", disse o governador.
Leilão
O valor mínimo de outorga é de R$ 1,353 bilhão, com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões e prazo de concessão de 30 anos, sendo vedada a prorrogação.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a concessão poder escoar a produção por meio de dois portos ? Maranhão e São Paulo.
"Com a concessão desse segmento, vamos poder escoar a produção, tanto pelo Porto de Itaqui (Maranhão) quanto pelo Porto de Santos (São Paulo), o que vai ser transformador para o país", disse o ministro.
A ferrovia
A ferrovia foi projetada para se tornar uma espécie de espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país.
A estimativa é que, ao final da concessão, o trecho ferroviário em questão possa capturar uma demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas.