
Considerada a maior do mundo, a tradicional cavalgada de Araguaína reuniu dezenas de milhares de pessoas neste domingo (5). O tradicional evento foi ficou suspenso nos últimos dois e voltou com a participação de 35 comitivas e um público estimado de 100 mil pessoas.
Devido à relevância, além da participação dos cavaleiros e amazonas, a festa do peão contou também com o prestígio de autoridades e lideranças políticas. Cada um, ao seu modo, participou da festa e fez sua avaliação do evento.
Wanderlei
Vestido a caráter e no lombo de um cavalo, o governador Wanderlei Barbosa participou na comissão de frente da a cavalgada.
“É uma alegria para nós participarmos desse momento tradicional da cidade de Araguaína. Uma cavalgada que tem números mundiais. Importante para a nossa cultura, para o nosso agronegócio. E eu fico muito feliz em participar.” Destacou.
Wagner
O prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues, que marchou num lombo do cavalo, também na comissão de frente, disse ter orgulho do tradicional evento.
“Um orgulho pra todos nós tocantinenses, araguainenses nem se fala. Pra nós é motivo de muita alegria, muita satisfação A gente fica feliz de ver, após essa pandemia (...) voltar à normalidade.”
Dimas
Ao seu modo, o pré-candidato a governador, Ronaldo Dimas preferiu prestigiar a Cavalgada a partir de uma estrutura montada na Praça do Galo. “A maior festa da nossa cidade. Grandiosa, a maior cavalgada do mundo. (...) A partir daqui, as cavalgadas tornarem se uma tradição por todo o Tocantins.” Pontuou
Valderez
A deputada estadual Valderez Castelo Branco, também ao seu modo, não quis nem saber de montar num cavalo ou assistir o evento. A pé, a parlamentar aproveitou para entrar na multidão, cumprimentar, abraçar e bater um papo com os participantes da festa. “O dia de Cavalgada é um dia de alegria”. comemorou Valderez.
Elenil
O deputado estadual Elenil da Penha participou do evento montado num cavalo e destacou “a liberdade” de andar sem máscara após a pandemia. Também a oportunidade de “ver os negócios fluindo”. “A Cavalgada é uma marca do Tocantins. Pra mim é uma honra poder compartilhar com a população esse momento.
Marcus
Ao lado de Dimas, o vice-prefeito de Araguaína e pré-candidato a deputado federal, Marcos Marcelo, prestigiou o evento e destacou sua importância. “Uma festa que reúne os pecuaristas, o pessoal das lojas agropecuárias, o agronegócio em peso, o homem do campo. (...) Movimenta a cidade de forma extraordinária. (...) Consolida sempre o que vive Araguaína, que é uma cidade pujante.”
Jorge
Jorge Frederico, que fez o percurso a cavalo, levou um boneco gigante com seu rosto. O “Jorjão” se destacou no meio da multidão por ser gigante, pois era o único do mesmo porte presente na festa.
O pré-candidato a senador, Ataídes Oliveira, também participou da cavalgada, além do pré-candidato a deputado federal César Hallum. O deputado Olyntho Neto também marcou presença, montado num cavalo.
Lázaro
Outro também que participou foi o secretário extraordinário de Ações Estratégicas, Lázaro Botelho. Ele, que é pré-candidato a deputado federal, fez o percurso a cavalo e foi carregado nos braços do povo ao chegar na tenda de Valderez e Lázaro.