Com o objetivo de fomentar ainda mais o comércio, a campanha Liquida Araguaína foi lançada oficialmente na noite da última terça-feira, 17, pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA na presença de cerca de 200 empresários, colaboradores e associados, no auditório do Araújo Pneus. O projeto, que faz parte das comemorações dos 40 anos da entidade, segue exemplos de sucessos de várias capitais e grandes cidades brasileiras e pretende criar uma nova data de reaquecimento das vendas durante o primeiro semestre, período considerado mais morno na economia local. O intuito, também, é atrair visitantes de outras cidades.

Para o presidente da ACIARA, Manoel de Assis Silva, a entidade continua atuando dentro da bandeira da atual gestão, que é a qualificação e o fortalecimento do empresariado. “Queremos que este seja o primeiro de muitos Liquida Araguaína. Será uma oportunidade importante para que os comerciantes invistam em ofertas e promoções e atraiam cada vez mais o interesse dos consumidores”.

Parceira da ACIARA na campanha, o SEBRAE também atua para tornar as empresas mais fortes, segundo expôs a gerente regional de Araguaína, Ilma Lopes. “Os ganhos desta campanha serão amplos para toda a cidade, principalmente para os consumidores. Por isso sempre renovamos nossa parceria com a ACIARA”.

O Liquida Araguaína também tem o apoio da Fecomércio, FACIET, Conselho de Desenvolvimento Econômico – CDE e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Adesões

A diretora de Comércio da ACIARA, Hélida Dantas, também chamou a atenção para a necessidade de engajamento dos empresários no Liquida Araguaína. “Só alcançaremos o sucesso se todos acreditarem e investirem nessas ações. Os comerciantes precisam fazer a sua parte porque juntos somos mais fortes”, disse a diretora. Os participantes acompanharam a exibição do vídeo promocional da campanha e os detalhes para adesão.

Durante o Liquida Araguaína, as empresas participantes colocarão um ou mais produtos em ofertas imperdíveis, tanto para zerar estoques, quanto para fomentar as vendas neste período entre as principais datas comemorativas para o comércio. Os empresários interessados em aderir à campanha devem entrar em contato com a ACIARA pelo telefone (63) 3411-3800

Palestra

Para estimular ainda mais a participação das empresas no Liquida Araguaína, a ACIARA trouxe o head trainer Silvério Freitas para uma palestra motivacional sobre vendas. A todo momento, Silvério incentivava o público a repetir o bordão “Venda é relacionamento” como forma de deixar claro que o processo de venda demanda mais questões comportamentais do que dados técnicos. “O atendimento é o foco do processo. Um ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘como vai você?’ faz toda a diferença, ganha o cliente. Mas ainda é muito comum vendedores que trabalham com a cara fechada e que acabam prejudicando o loja em que trabalham”, pontuou o palestrante.

Outro ponto abordado foi o atual cenário econômico nacional. “Estamos em um período de mudança. Quem não muda, dança. Temos que enxergar isso como um momento de oportunidades”.

Silvério enfatizou que problemas comportamentais entre os colaboradores de uma empresa são os mesmos em qualquer lugar no mundo, não há peculiaridades por região. A saída, segundo ele, é investir em treinamentos mais humanizados, com foco sempre no atendimento. “De cada 10 funcionários, nove são mandados embora por causa de mau comportamento. E quem pede demissão também geralmente o faz devido a relacionamentos ruins dentro da empresa”, citou Silvério.

Por fim, o head trainer lembrou que bons funcionários podem estar em qualquer setor da empresa. “O que é preciso é lapidar este colaborador, torná-lo um profissional ainda melhor. E a mudança de comportamento acontece a médio ou longo prazo. Por isso o investimento em treinamentos é tão importante”.