Marcos Duarte ao lado de Alcivan logo após a eleição
Foto: Reprodução

Em nota conjunta divulgada nesta terça (21), ao menos 21 entidades repudiaram as declarações do recém-eleito presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD). Isso porque na segunda-feira (20), durante discurso após eleição da Mesa Diretora, ele chamou o colega, vereador Soldado Alcian (PP), de “negro de alma branca.”

Diante disso, as 21 entidades divulgaram uma nota conjunta repudiando as declarações preconceituosas do parlamentar. Consideraram ser “inadmissível” o teor do pronunciamento e cobraram retratação. 

Confira a íntegra da carta:

O que diz o Vereador

A declaração causou repercussão e a assessoria do parlamentar comentou o caso em nota. Frisou que Marcos e Alcivan são amigos, que o termo não foi usado de forma pejorativa e negou que houve uma declaração racista.

"O vereador Marcos Duarte informa que o vereador Soldado Alcivan foi um dos principais articuladores da eleição da chapa e que os dois são grandes amigos. Marcos destaca ainda que o termo ‘branco’ usado em sua fala não foi como uma forma pejorativa e que em nenhum momento fomentou o racismo".  Diz a nota.