Marcos Duarte ao lado de Alcivan logo após a eleição
Foto: Reprodução

Logo após ser eleito presidente da Câmara, nesta segunda-feira (20) o vereador Marcos Duarte (SD) usou a Tribuna para fazer o discurso de gratidão pelo apoio à chapa única que concorreu Mesa Diretora.  Contudo, causou polêmica ao se dirigir ao recém-eleito primeiro secretário, Soldado Alcivan (PP).

"Soldado Alcivan é um dos principais articuladores dessa chapa aí. Esse negão aí é um negro de alma branca. É um negro bom e já vai sair na imprensa amanhã como o ministro Barroso disse ao ministro Joaquim Barbosa [no STF]".  Declarou Marcos Duarte.

A declaração causou repercussão e a assessoria do parlamentar comentou o caso em nota.  Frisou que Marcos e Alcivan são amigos, que o termo não foi usado de forma pejorativa e negou que houve uma declaração racista.

"O vereador Marcos Duarte informa que o vereador Soldado Alcivan foi um dos principais articuladores da eleição da chapa e que os dois são grandes amigos. Marcos destaca ainda que o termo ‘branco’ usado em sua fala não foi como uma forma pejorativa e que em nenhum momento fomentou o racismo".  Diz a nota.

Manifestação de Alcivan

Nesta terça-feira, 21, o vereador Soldado Alcivan usou a Tribuna da Câmara para se manifestar sobre o ocorrido. Lamentou o racismo ocorrido na Câmara e defendeu o combate, mas fez ponderações ao se referir ao colega, dizendo que Marcos não viu “maldade”, mas, talvez, “desconhecimento do que é racismo estrutural”.

-Ontem foi um dia festivo. E com muito orgulho fui eleito como primeiro secretário da mesa diretora. Mas infelizmente, um episódio lamentável roubou a cena. Falo das palavras, com as quais o nobre colega vereador Marcos Duarte se dirigiu a minha pessoa. Que mesmo em tom amistoso, se caracterizou como uma prática preconceituosa.  Declarou Alcivan.

Naturalização 

O parlamentar ressaltou ainda que a “naturalização” de ações, hábitos, falas e pensamentos, “infelizmente fazem parte do cotidiano” e promove direta ou indiretamente o preconceito racial. Destacou que o Brasil tem uma herança escravagista, que por sua vez, acaba legitimando a maneira equivocada de tratar os negros como cidadãos de segunda classe, ou inferior.

-Assim, expressões como: Negro de alma branca; serviço de preto ou negro bom, dentre outras tantas, foram incorporadas em nossa cultura com o objetivo claro de reduzir ou diminuir o Negro e sua importância social. Declarou.

Combate ao racismo 

O parlamentar defendeu o combate ao racismo em todos os aspectos, incluindo o racismo estrutural. Alertou que estamos no século 21 e pediu aos colegas para abrir as “portas” para debater o tema.

- E por fim, digo com todo orgulho. Sou negro! Nunca tive e nunca terei vergonha disso. E tenho plena consciência que não sou diferente de ninguém por causa da cor da minha pele. (...) A alma de uma pessoa não tem cor e o seu caráter não tem cor. Finalizou Alcivan.