Em funcionamento há mais de 59 anos, o Cemitério São Lázaro tem cerca de 37 mil túmulos registrados.

Com a proximidade do Dia de Finados, no próximo sábado (2/11), a expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas visitem o cemitério São Lázaro, o principal de Araguaína, para rezar, acender velas, enfeitar jazigos e prestar homenagens aos que faleceram.

A Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc) e Secretaria Municipal da Infraestrutura de Araguaína preparam os últimos detalhes para receber os visitantes.


De acordo com a presidente da Funamc, Núbia Marinho, o principal cemitério da cidade contará com três tendas e cadeiras, sendo uma interna e duas externas, para abrigar os eventos religiosos tradicionais da data. De acordo com a diretoria da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, estão programadas missas no local às 7, às 9 e às 16 horas.

Haverá banheiros químicos e bebedouros para garantir o bem-estar dos visitantes, além disso, o local passou por limpeza geral e recebeu reparos nos passeios. Durante todo o dia, o cemitério contará também com o apoio de equipes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

O cemitério do Setor Monte Sinai também contará com tenda e banheiro químico. “Embora não sejam mais realizados sepultamentos lá, sabemos que há muitas pessoas sepultadas e seus familiares merecem essa atenção ao realizar as homenagens”, comentou Núbia.

 

Atividade comercial

 

Até a última terça-feira, prazo final para cadastro dos vendedores ambulantes junto à Funamc e Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe), 30 comerciantes haviam solicitado a permissão para comercializar alimentos, flores, velas e outros produtos no entorno do Cemitério São Lázaro.