
“Tomar a vacina foi tranquilo, não dói. Ela é muito importante para nossa vida, pois sem ela podemos ter doenças graves, como o sarampo, mas também dengue e tétano”, disse o estudante Luís Otávio Ornelas, de 10 anos, durante o segundo Dia D de vacinação contra o sarampo, realizado no último sábado, 9 de agosto.
Na data, foram abertos 23 pontos de vacinação em Araguaína, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Escola Municipal Zeca Barros e o Lago Center Shopping. Ao todo, 2.416 pessoas procuraram atendimento. Foram aplicadas 623 doses contra o sarampo e outras 1.085 doses de vacinas de rotina que estavam em atraso.
A imunização faz parte da estratégia de vacinação do Governo do Estado para prevenção e controle da doença no Tocantins. Com essas ações, o município busca garantir o cumprimento de todo o esquema vacinal e manter zerado o número de casos da doença.
Todas as UBS ainda contam com doses do imunizante, mesmo sem haver, no momento, uma campanha nacional específica para o combate à doença. De acordo com a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, a população deve continuar procurando os postos de vacinação.
“O Dia D de vacinação foi um momento muito importante para reforçar a proteção da nossa população. Observamos uma grande movimentação nas Unidades Básicas de Saúde, com a participação de famílias inteiras que entenderam a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. A vacina é uma das ferramentas mais seguras e eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. Por isso, reforçamos o convite para que todos continuem procurando as UBS, mesmo após o Dia D, garantindo a imunização e cuidando de quem mais amamos”, destacou Ana Paula.
Esforço contra o sarampo
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Araguaína acompanha o cenário epidemiológico no estado, que já soma 17 casos confirmados de sarampo, sem registros no município. Para prevenir a entrada da doença, a rede municipal tem intensificado ações nos postos de saúde.
No primeiro Dia D de vacinação contra o sarampo deste ano, realizado em 31 de julho, foram aplicadas 431 doses contra a doença. O último relatório da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao mês de abril, aponta que quase 80% do público-alvo já havia recebido a primeira dose da vacina.
“A conscientização sobre a vacinação é muito importante para a população neste momento. É necessário comparecer ao posto de saúde mais próximo, para que possamos evitar a proliferação de doenças que já haviam sido erradicadas. Eu vim tomar uma dose contra o sarampo e convido a todos que procurem o ponto de vacinação mais acessível”, destacou a professora Luana Aguiar durante o segundo Dia D.
Público-alvo
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é indicada para a população entre 1 e 59 anos. Dentro do protocolo de rotina, a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Pessoas de 12 meses a 29 anos que não receberam ou têm esquema incompleto devem tomar as duas doses, enquanto pessoas de 30 a 59 anos não vacinadas precisam receber apenas uma dose.
Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber ou completar o esquema de duas doses. Desde o início da campanha, também está disponível a “Dose Zero”, aplicada em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, como medida extra de proteção antes da vacinação de rotina.
Outras vacinas disponíveis nas UBS
Além da tríplice viral, as Unidades Básicas de Saúde de Araguaína oferecem vacinas contra diversas doenças: hepatite A e hepatite B; febre amarela; dupla adulto (difteria e tétano); HPV (papilomavírus humano); meningocócica ACWY e meningocócica C (meningite); dengue; DTP (difteria, tétano e coqueluche); DTPa (versão acelular da DTP); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b); VIP (poliomielite inativada); rotavírus; varicela (catapora); tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); pneumocócica 10 (pneumonia e otite) e COVID-19.
A assistente social Fernanda Sampaio levou suas filhas à UBS Manoel Reis no Dia D para atualização dos cartões de vacinação e comentou sobre o atendimento recebido. “Eu acho que a vacina é de extrema importância e eu agradeço muito o esforço do município. O atendimento aqui na UBS do Setor Jardim das Flores é de qualidade, o atendimento é rápido, acolhedor, humanizado e confortável. A todos que faltam dose de alguma vacina: venham vacinar”, ressaltou.