Projeto

O vereador Marcus Marcelo (PR) solicitou a secretaria da Câmara a inclusão na pauta de votação da sessão ordinária do dia 1º de fevereiro, o PL de sua autoria, que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. O evento deve ser comemorado a partir do dia 2 de  abril, data que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O projeto foi protocolado em janeiro do ano passado e estava arquivado para reavaliação jurídica.

Sobre o autismo

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada.

 Idade da descoberta

Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino. O Transtorno do Espectro Autista já é trabalhado em Araguaína através da Clínica Escola Mundo Autista e da APAE.

 A clínica foi inaugurada em setembro de 2016 e já atendeu cerca de 450 crianças, em terapias regulares, acompanhamento médico e consultas.  Marcus Marcelo também colaborou na criação da clínica.

O projeto

De acordo com o projeto a Semana Municipal de Conscientização do Autismo tem como finalidade, promover campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a síndrome do autismo, tudo para esclarecer e conscientizar pais e demais envolvidos com a causa autista.

 Segundo o vereador Marcus Marcelo, para a execução do projeto, o Poder Executivo poderá realizar convênios através da Secretaria Municipal de Saúde e/ou Secretaria de Municipal de Educação e em parcerias com as entidades sociais parceiras, visando a promoção de cursos e treinamentos para os profissionais envolvidos.