Ex-juiz e autor da Lei da Ficha Limpa (centro) será candidato ao governo do Tocantins pela Rede

A ex-presidenciável Marina Silva (Rede) e o Governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) participarão do lançamento oficial da pré-candidatura de Márlon Reis ao Governo do Tocantins. O evento acontece dia 24 de novembro em Palmas e contará também com a presença  do senador Randolfe Rodrigues e os deputados federais Alessandro Molon e Miro Teixeira, todos da Rede.

Terceira via

Nesta oportunidade, o ex-juiz e autor da Ficha Limpa será lançado oficialmente como pré-candidato como o pré-candidato da Rede para governador do Estado. O objetivo é trazer Márlon Reis como a terceira via na disputa ao Palácio Araguaia para enfrentar as principais forças políticas que comandam o Tocantins.

--Esse sistema funcionou até agora, mas ele não é mais hegemônico. A grande maioria das pessoas do Tocantins não se sente contemplada por esse sistema. (...) Nós trazemos outro modo de proceder. (...) Não acreditamos na compra de votos, no suborno de lideranças. Frisou Marlon, mencionando que sua postura é o oposto do modelo "daqueles que consumiram o estado" e "complicaram a situação."

--Nossa aliança prioritária e única é com a sociedade, que será buscada diretamente. (...) Quem sabe mais do Tocantins são as pessoas que dele precisam e nele vivem. Pessoas que estão praticamente sem policiamento. Pessoas que tem um dos piores níveis de saúde pública em todo o país. Hospitais onde falta até mesmo (...) comida. Então, essas pessoas são as que mais entendem do Estado do Tocantins.

Inspiração de Flávio Dino

O objetivo da vinda de Flávio Dino a Palmas é incentivar os tocantinenses a lutar contra forças políticas tradicionais que comandam o estado desde sua criação. Isso porque, ele conseguiu derrotar a oligarquia Sarney que dominava o Maranhão há meio século. Márlon apontou muitas diferenças entre Tocantins e Maranhão, mas também semelhanças no "proceder" político.

--Aqui nós temos 29 anos de Estado onde só foram eleitos três nomes. Todos provenientes das mesmas relações políticas. Que eventualmente racharam, se desentenderam, mas não por razões políticas, mas por razões pessoais. (...) Esse elemento oligárquico aproxima-se nos dois estados. Então, há a necessidade de uma campanha anti-oligárquica fortíssima, assim como aconteceu lá [no Maranhão].

Peso político de Marina

Já a presença de Marina Silva, fundadora da Rede Sustentabilidade, virá para demonstrar apoio a Marlon Reis. Na eleição de 2014, na disputa pela Presidência da República, Marina foi a mais bem votada em Palmas. Ela recebeu 44.602 votos (34,68%). Já a presidente eleita, Dilma Rousseff, ficou em segundo lugar com 43.445 (33,78%) e Aécio obteve 37.175 (28,90%).

Já em Araguaína, Marina teve 24,17% dos votos e 20,35% em Gurupi. A nível de estado, a fundadora da rede teve 20,54% da preferência do eleitor tocantinense. Em todo o país, Marina conquistou 21% dos votos dos brasileiros.