Política

Marqueteiro Duda Mendonça, criador do Siquerido, morre aos 77 anos

O publicitário Duda Mendonça foi o responsável pela campanha vitoriosa do ex-governador Siqueira Campos em 2010.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda Mendonça.
Foto: Jornal de Brasília

O renomado publicitário e marqueteiro político Duda Mendonça morreu na manhã desta segunda-feira (16), ao 77 anos. Ele estava internado há dois meses no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde perdeu a batalha para um câncer no cérebro.

Mendonça foi o responsável por conduzir importantes campanhas vitoriosas, de âmbito nacional ou regionais.  Foi o responsável pela campanha que elegeu Lula em 2002 para presidente, com o slogan “Lula, Paz e Amor.”  O marqueteiro também prestou serviços a políticos no Tocantins.

Em 2010, Duda Mendonça foi esteve a frente da campanha que na época elegeu Siqueira Campos ao Governo do Tocantins. Na oportunidade, também comandou a campanha vitoriosa do ex-senador João Ribeiro, in memoriam.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda, nasceu em 10 de agosto de 1944, em Salvador. A trajetória profissional de quase 50 anos começou a ganhar forma ainda em 1975, quando ele criou a agência DM9 Propaganda.

"Siqueira com todo gás"

Personagem Siquerido. Foto: Reprodução Campanha

Duda foi o criador do personagem em animação "Siquerido", uma versão mais alegre e enérgica para reverter a imagem de ‘durão’ do então candidato Siqueira Campos.  E dar a Siqueira o “gás” necessário para enfrentar o vencer Carlos Henrique Gaguim. A Campanha foi bem sucedida.