As 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 8ª Legislatura foram instaladas durante Sessão Especial realizada na manhã desta quarta-feira, dia 1º, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. A solenidade marca o início dos trabalhos parlamentares em 2017, que serão comandados pelo novo presidente da Casa, o deputado Mauro Carlesse (PHS).
Após sua posse, Carlesse oficializou os demais membros da Mesa Diretora: a deputada Luana Ribeiro (PDT), eleita a 1ª vice-presidente; o deputado Toinho Andrade (PSD), como 2º vice, e o deputado Jorge Frederico (PSC), como 1º secretario. Os parlamentares Nilton Franco (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL) e Zé Roberto (PT), ocupam respectivamente os cargos de 2º, 3º e 4º secretários.
A sessão especial de posse, presidida inicialmente pelo deputado Osires Damaso (PSC), contou com a apresentação da banda da Policia Militar, da Companhia de Dança Comove e dos cantores Anderson Camacho e Cíntia Abreu com a interpretação do Hino ao Tocantins.
Após as apresentações, Mauro Carlesse agradeceu a presença dos parlamentares, autoridades e convidados. Em seguida, prometeu uma gestão pautada nas aspirações do povo do Tocantins: "entendo que somente com diálogo e muita seriedade será possível encontrar o caminho para a solução dos desafios que serão colocados em nosso dia a dia", manifestou.
A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB); prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino (PMDB); vice-governadora, Claudia Lelis (PV); presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho (PSD); presidente do TCE, Manoel Pires; presidente MPE, Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renout; arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; e a vice-prefeita de Palmas Cinhtia Ribeiro (PSDB), dentre outras autoridades políticas, judiciais e militares, populares e familiares dos empossados.
Biografia do presidente
Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25/06/1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2017/2019.