Com % das urnas apuradas, Mauro Carlesse (PHS), 58 anos, foi reeleito governador do Tocantins em 1º turno da eleição realizada neste domingo, 7. A eleição aconteceu dois dias depois do aniversário de 30 anos do estado, sendo ele o quarto chefe de governo eleito pelo voto popular e o sétimo governar o Tocantins.
Ao concluir a apuração, Carlesse obteve 57, 39 % dos votos válidos e seu principal adversário, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), teve 31, 19 % dos votos. Isto é, Carlesse conquistou 404.484 votos e Amastha, 219.842 votos. Já Marlon Reis (REDE): 6,68% - 47.046 votos; César Simoni (PSL): 4,43% - 31.231 votos e Bernadete Aparecida (PSOL): 0,31% - 2.200 votos.
Mandato tampão
Com a cassação do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice, Claudia Lélis (PV), em abril, Mauro Carlesse, então presidente da Assembleia, assumiu interinamente o Palácio Araguaia. O TSE determinou nova eleição para eleger o governador para mandato tampão.
O primeiro turno ocorreu dia 3 de junho, quando Mauro Carlese obteve 30,3% dos e Vicentinho (PR), 22,2%, levando a disputa pela primeira vez ao 2º turno. No dia 24 de junho Carlesse se elegeu governador com 75,14%, contra 24,86% do adversário. Eleitos e diplomados, Carlesse e o vice, Wanderlei Barbosa, ambos do PHS, tomaram posse dia 9 de julho, com mandato até 31 de dezembro.
Já nesta eleição, Carlesse manteve Wanderlei como vice na chapa para enfrentar o principal adversário, Carlos Amastha (PSB). O ex-prefeito da capital havia disputado a suplementar, mas ficou em 3º lugar. Agora, com o discurso da nova política, mas aliado de Marcelo Miranda e Cláudia, Amastha não conseguiu impulsionar sua candidatura e acabou sendo derrotado logo no primeiro turno.
Governos do TO
Carlesse é o sétimo governador a comandar o Tocantins ao longo de seus 30 anos de criação. Contudo, destes, apenas quatro foram eleitos pelo voto popular: Siqueira Campos, Moisés Avelino, Marcelo Miranda e o próprio Carlesse. Raimundo Boi, Carlos Gaguim e Sandoval Cardoso assumiram o Palácio interinamente.
Em 10 anos, o Tocantins trocou de governador cinco vezes, quando o esperado seriam apenas três. Desde a votação de 2006, nenhum candidato que venceu uma eleição direta terminou o mandato no estado.
A última vez que um governador eleito pelo povo terminou o mandato foi após a votação de 2002, na primeira eleição do próprio Marcelo Miranda. Desde 2008 passaram pelo cargo: Marcelo Miranda, Carlos Gaguim, Siqueira Campos, Sandoval Cardoso, Marcelo Miranda novamente e agora o presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse. Marcelo Miranda foi cassado por duas vezes.
Perfil do governador eleito
Mauro Carlesse, tem 58 anos, é natural de Terra Boa, no Paraná. Antes de entrar para a política, já era empresário e agropecuarista. Carlesse iniciou carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Ele disputou a prefeitura em 2012, mas não venceu a eleição.
Já em 2013, filiou-se ao PDT e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura e posteriormente se filiou ao PHS. Em 8 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.