Levantamento do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO) divulgado nesta terça (22) aponta que até o momento até o momento 50,37% dos pensionistas e 18,45% dos aposentados convocados para realização da prova de vida, ainda não se apresentaram munidos da documentação necessária para recadastramento.  De acordo com o Igeprev-TO, prazo final para o Recadastramento 2015, que se encerra no próximo dia 31 de dezembro.

O presidente do Instituto, Jacques Silva, reforça a convocação desses segurados e reafirma que após o encerramento do prazo, os benefícios não recadastrados terão o pagamento suspenso.

O Recadastramento 2015 tem entre os seus objetivos, a finalidade de confirmar a situação legal e atual dos beneficiários. “Além de confirmar a legalidade ao direito de continuidade ao recebimento do benefício, a prova de vida pretende repreender a possibilidade da existência de fraudes que podem ocasionar pagamentos indevidos”, esclarece Jacques Silva, justificando que a suspensão do benefício é um meio necessário ao cumprimento das exigências, aos mais resistentes a legislação.

Balanço Parcial

De acordo com o último relatório do setor, dos 9.303 cadastros que devem ser atualizados, mais de 7mil beneficiários já realizou sua prova de vida, o que equivale a 75,56% do total de benefícios. Porém, desse total recadastrado 6.162, ou seja, 81,55% são segurados inativos (aposentados) e apenas 867, que equivale a 49,63% dos que compareceram, são pensionistas.

Cadastros Pendentes

Com um sistema dinâmico, o Recadastramento 2015 atualiza seus dados em tempo real. Porém o percentual de pensionistas, que ainda não se apresentaram, continua acima da expectativa da Gerência de Cadastro do Órgão, nos últimos dias, especialmente no interior do Estado.

E agora apesar de haver menos de 10 dias para o encerramento do prazo, restam mais de 2,2mil cadastros, ou seja, 24,44% do total, que ainda não realizaram a atualização de seus dados, seja pessoalmente ou por encaminhamento da documentação via Correios. Dos segurados que ainda não se apresentaram, 1.394 são inativo (aposentados), que equivale a 18,45% da categoria e 880 são pensionistas, ou seja 50,37% desse tipo de benefício.

Alerta

A gerência de Cadastro do Igeprev orienta os segurados que ainda não se apresentaram a não deixar para última hora. Ambos os tipos de beneficiários devem procurar o atendimento na sede do Instituto em Palmas, ou em um dos polos do É Prá Já de Gurupi ou Araguaína. Outro cuidado deve ser tomado quanto à exigência da documentação, que não é aceita com o reconhecimento de firma por semelhança.

Dúvidas

Para consultar a documentação exigida ao seu tipo de benefício, o segurado deve acessar o link Recadastramento, no Portal do Segurado por meio do endereço eletrônico www.igeprev.to.gov.br. Ou por meio da Central de Atendimento 0800 647 07 47, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, a ligação é gratuita.

Convocados

Segurados inativos, aposentados dos poderes executivo, legislativo e judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública, assim como, os militares reformados ou em reserva remunerada, cartorários e pensionistas, residentes no Tocantins, em outros estados ou mesmo em outros países, bem como os beneficiários pensionistas destes. Não se incluem nesse recadastramento os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Suspensão temporária

Encerrado o recadastramento, será publicada no Diário Oficial do Estado a relação dos beneficiários não recadastrados, que terão ainda um prazo de 30 (trinta) dias para regularizar sua situação, possibilitando após essa última convocação, a devida suspensão do pagamento do benefício.

Suspensão definitiva

 

Vencidas todas as tentativas de recadastramento, o Instituto vai realizar uma consulta no Sistema de Óbitos (Sisobi) para verificar o eventual falecimento dos que permanecem não recadastrados, mesmo após a suspensão de pagamento. E ao final, o Igeprev vai gerar um relatório com as informações dos inativos e pensionistas recadastrados, assim como dos não recadastrados.