Fernando Almeida

A Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros visitou na manhã desta sexta-feira, 0 7, o colégio  CEM José Aluísio em Araguaína, fez um breve discurso para os alunos e tomou café com os professores. Em sua fala, a Ministra afirmou que o governo federal pretende trabalhar em parceria com estados e municípios para fortalecer os remanescentes de quilombos.

Discurso

O CEM José Aluisio, escolhido para a visita, desenvolve o Projeto “Axé Consciência Negra”, voltado para a valorização da cultura afro-brasileira. Ao dirigir a fala aos alunos, a Ministra ressaltou que a região tem muitas comunidades remanescentes  e defendeu  o esforço conjunto entre união, estado e municípios para desenvolver políticas públicas voltadas para esta pauta.

“Vamos aproveitar esse período para visitar estas comunidades. E nesse ensejo de eleição, de novos dirigentes, também trabalhar com essas comunidades a possibilidade de nós também comprometermos o governo estadual com essa pauta de desenvolvimento dos quilombolas. Porque é muito importante a gente ter essa parceria com os governos estaduais, com os governos municipais”, destacou Luiza.

Incentivo aos estudos

Na despedida do rápido discurso,  a Ministra desejou aos alunos boa sorte nos estudos e os incentivou a continuar na busca pelo conhecimento. “Espero que vocês tenha uma boa continuidade de semestre e muito sucesso(...)Temos aqui na região lugares, espaços de formação, de educação superior. Acho que dá a todos vocês uma perspectiva muito brilhante para o futuro,” afirmou.

Agenda

Após tomar café da manhã com professores e demais profissionais da educação, Luiza saiu para visitar quatro Comunidades Quilombolas na região Norte do Tocantins. À noite a Ministra faz uma palestra no auditório do Senai de Araguaína, às 19 horas.