
Moradores de quatro setores de Araguaína cobraram agilidade na liberação da ponte sobre o Córrego Baixa Funda, localizada entre os setores Eldorado e Tiúba. A manifestação ocorreu no sábado (7) e reuniu habitantes dos dois setores já citados e do Palmas e Céu Azul.
A ponte foi interditada pela Defesa Civil no dia 28 de dezembro de 2022. Na época, parte da estrutura cedeu devido a fortes chuvas na cidade. Com isso, a ASTT (Agência de Segurança, Trânsito e Transporte) orientou aos condutores e pegarem rotas alternativas.
No sábado, moradores dos quatro setores mais afetados pela interdição fizeram uma manifestação cobrando urgência na resolução do problema. “Liga vário bairros da cidade (...) a população está sendo prejudicada, principalmente comerciante.”
-É um absurdo. Se for esperar o tempo chuvoso [passar] para fazer uma obra é complicado. Aqui passa muita gente para ir para o trabalho também. O Poder Público tem que agir. Cobrou um dos integrantes da manifestação.
Outro morador relatou que o todo ano no período chuvoso ocorre problema semelhante na ponte. E o município faz um serviço paliativo, mas nunca resolveu a situação da ponte. “Quando que vão dar início às obras? (...)São mais de 20 mil pessoas atingidas aqui, diretamente. (...) A gente quer uma solução.” Cobrou o morador.
O outro lado
Em nota, a Prefeitura de Araguaína informou que está em fase de contratação de uma empresa para a construção de uma nova ponte no Setor Tiúba.
“A obra já está licitada e faz parte da primeira etapa do projeto de canalização e urbanização do córrego Baixa Funda, com extensão até o córrego Tiúba. Orçada em aproximadamente R$ 35 milhões, a obra será iniciada no final do período chuvoso.”
Esclareceu ainda que o local foi obstruído e sinalizado pensando na segurança da população. “Uma vistoria realizada por técnicos da Infraestrutura e da Defesa Civil identificou que a estrutura está sem condições de uso.”
O Município também orientou que até a solução definitiva prevista para em até 120 dias, os condutores ou pedestres não utilizem a ponte e façam um desvio à esquerda pelo Setor Itaipu e Palmas. Para mais informações, a população pode entrar em contato diretamente com o telefone da Secretaria da Infraestrutura:63- 3411-7092.