O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta quinta-feira, 10, com pedido de impugnação contra três candidatos a governador. Foram acionados os candidados Marcelo Miranda (PMDB), Ataídes Oliveira (Pros) e Joaquim Rocha (Psol). No total, o MPE ingressou com 13 pedidos de impugnação.
Também foi pedida a impugnação do candidato a vice-governador de Miranda, o deputado estadual Marcelo Lelis (PV). Ainda estão na lista o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato a deputado federal; o deputado estadual José Bonifácio (PR), candidato à reeleição; o vereador de Palmas Jucelino Rodrigues (PTC), candidato a deputado federal; e os também candidatos a estadual Gilmar Alves Pinheiro (PT), José Fontoura (PP), Júnior Evangelista (PRTB), José Póvoa (PTN) e Terezinha Poicaré (PSD).
O MPE informou que os motivos que levaram às ações contra os 13 candidatos serão divulgados nesta sexta-feira, 11. Se outras informações chegarem ao órgão, mais ações poderão ser impetradas, já que o prazo de impugnações só se encerram nesta sexta.
O TRE-TO informou nesta quinta que os 340 pedidos de candidaturas já foram distribuídos aos relatores, juízes membros da Corte, e, até o dia 5 de agosto, o pleno julgará todos os processos. As sessões acontecerão a partir do dia 22, em dois turnos. Pela manhã, a partir das 10 horas e à tarde, a partir das 17 horas.
Confira a tabela com todos os pedidos de impugnação do MPE: