
No último sábado, dia 26, a Prefeitura de Araguaína promoveu um mutirão de limpeza no Lago Azul em parceria com empresas locais e a comunidade. Essa foi a primeira atividade do projeto no ano com o objetivo de preservar os recursos hídricos e proporcionar um ambiente limpo e seguro para os animais e moradores. No total, a ação contou com 56 pessoas, distribuídas entre nove embarcações motorizadas e cinco caiaques.
A ação foi organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEDEMAT) e contou com o apoio de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Naturatins, BRK Ambiental, Lago Center Shopping, Supermercados Campelo, Grupo J Demito, Associação Guardiões do Rio Lontra, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Lontra e Corda, além das secretarias municipais de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano; Esporte, Cultura e Lazer, além da participação de voluntários e instituições de ensino.
“Essa é a primeira ação de outras que teremos, exatamente para revitalizar e limpar 100% o Lago Azul, retirando todo o lixo, tudo o que contamina e tudo o que deixa o maior cartão postal de Araguaína feio. Só temos a agradecer pela presença da comunidade local e dos nossos parceiros. Estamos todos dando as mãos para fazer o nosso lago voltar a ser azul, e contamos com a ajuda de todos nas próximas ações,” ressaltou o secretário Joaquim Quinta Neto, da SEDEMAT.
Sobre a coleta
A ação de limpeza retirou uma grande quantidade de lixo, composta principalmente por plásticos, garrafas PET, isopores, aparelhos eletrônicos, carcaças de equipamentos e resíduos volumosos. A coleta foi realizada por toda a região que circunda o Lago Azul, na região da prainha, acostamentos das chácaras e nas áreas próximas à ponte.
O adolescente Joaquim Soares, de 12 anos, gosta de remar no lago e participou da ação com seu irmão e seu pai, mas garante que a presença dos amigos faria toda a diferença.
“A gente veio participar, porque não dá para remar no meio desse lixo. Já fiz a limpeza do lago uma vez, em dezembro do ano passado, foi ruim e ao mesmo tempo bom, porque tinha muito lixo, mas eu peguei bastante. Eu gosto de fazer isso e queria trazer meus amigos. Mesmo assim, eu vim com a minha família, para deixar o lago mais lindo para todas as pessoas que vierem conhecer”, disse Joaquim.
Ações contínuas
A Prefeitura de Araguaína já planeja uma nova ação de limpeza para o mês de junho, que será divulgada em breve nos canais oficiais. Esta ação será parte das celebrações da Semana do Meio Ambiente.
Além disso, o Município apoia o projeto "Rio Lontra Vivo", que foca na limpeza do Rio Lontra. Em outubro do ano passado, mais de 90 voluntários desceram o rio desde o Setor JK até a ponte do Barra da Grota, retirando diversos resíduos, como garrafas PET, isopores, redes de pesca, geladeiras e até uma máquina de lavar. A ação é realizada anualmente desde 2016, com o apoio de diversas entidades, como o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Como a população pode ajudar?
Quem deseja participar das ações de limpeza deve ficar atento às datas divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Araguaína. No dia da ação, basta comparecer com materiais como sacos plásticos, luvas de proteção, barcos ou outros itens que ajudem na coleta. “Caso não tenha materiais, a presença e disposição de cada um já faz a diferença”, enfatizou o secretário Joaquim.
A SEDEMAT também trabalha para promover a sensibilização e conscientização ambiental, incentivando práticas sustentáveis na comunidade, além de escolas. De acordo com a equipe técnica, os princípios dos "5 Rs" (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são fundamentais para gerenciar os resíduos de forma mais consciente, ajudando a preservar o meio ambiente e minimizando os impactos negativos.
José Calaça, voluntário da ação do dia 26, destacou a importância de preservar o Lago Azul. “Eu moro em Araguaína desde 1971, quando a cidade estava praticamente começando. Essa limpeza do lago é de grande importância e nós temos que zelar pelo que é nosso. Temos uma grande riqueza que é o Rio Lontra e são poucas cidades que têm um lago dentro da cidade, como temos. Precisamos preservar, esse é o dever de todos.”
Projetos que fazem a diferença
Em março deste ano, a Prefeitura de Araguaína lançou dois projetos, Águas de Banho e MonitorÁgua, executados pelo Laboratório de Águas de Araguaína (Laboara). Os projetos visam informar, monitorar e analisar as águas no que diz respeito às condições de qualidade da água e aspectos de balneabilidade em diversos pontos da bacia do Rio Lontra. O laboratório realiza análises físicas, químicas e biológicas dos rios, córregos, nascentes e estações de tratamento de esgoto e lançamentos industriais.
Com 28 pontos de monitoramento contínuo, o município consegue identificar rapidamente áreas de alerta e atuar na prevenção da poluição da água, protegendo um dos recursos mais importantes para a cidade e para a população.