Elenil da Penha, candidato a prefeito de Araguaína pelo MDB
Foto: Reprodução

O candidato a prefeito Elenil (MDB), da coligação "Araguaína é de Todos Nós", tem usado seus programas eleitorais para falar diretamente com o cidadão araguainense.

Nos três primeiros exibidos na TV, ele mostrou um pouco da sua história, destacou as suas lutas e apresentou um diagnóstico com as principais demandas dos araguainenses, sempre defendendo que a administração pública tenha um olhar mais humanizado.

História e compromissos

No primeiro programa, ao traçar os desafios que Araguaína precisa superar, Elenil afirmou que fará uma gestão participativa.

“A marca da nossa gestão será a participação das pessoas. Nós vamos ouvi-las, conhecer os seus anseios e demandas para que as políticas públicas possam, de fato, atendê-las", pontuou o candidato, que também reforçou alguns compromissos:

-É compromisso meu garantir asfalto e infraestrutura na nossa cidade, garantir a estruturação da rede municipal de saúde para que possa atender nosso povo com qualidade, garantir o fortalecimento da Guarda Municipal, fazer com que tenhamos uma escola de tempo integral, a garantia de emprego e renda, a diminuição da taxa de IPTU.

Já no segundo programa, Elenil lembrou sua trajetória política, que começou muito cedo, ainda quando fazia parte do movimento estudantil e lutou pela Lei da Meia Entrada em Araguaína.

-Araguaína você me conhece bem, fiz minha voz ecoar nas lutas pelas ruas da cidade. Fui ouvido, abraçado, criando sentimento e responsabilidade com as causas da população.

O candidato mostrou, de forma cronológica, os cargos que vem ocupando ao longo da vida pública, de vereador e presidente da Câmara, passando por secretário de Habitação até chegar à condição de deputado estadual.

Depoimentos

No terceiro programa, foram apresentados vários depoimentos de pessoas que acompanham Elenil desde os primeiros passos.

-Naquele tempo existiam os meninos que vendiam pão na rua, e o Elenil era um deles. Era um menino diferenciado, ele não era um menino bobo não. Era um menino que chegava cedo, a gente conversava, batia papo, ele já conversava como gente grande, declarou Chico Padeiro, para quem Elenil trabalhou ainda na infância.

Erondina Fernandes, ex-professora, disse que, nos tempos da escola, Elenil já destacava por seu espírito de liderança. “Ele era o líder da sala”, contou. Ela também lembrou da luta de Elenil, na juventude, contra o câncer.

Mesmo adolescente, demonstrou ser uma pessoa determinada. Ele foi em busca da sua saúde, procurando todos os meios possíveis, porque a família era uma família humilde. Ele ia para Goiânia muitas vezes sozinho pra fazer as quimioterapias.

"Porque não tinha assim pessoa para ir com ele direto. Lutou com a vida, mas graças a Deus, venceu a doença", comentou a mãe de Elenil, Dona Maria José, uma das personagens do programa.