O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu nesta terça-feira, 12, o 1° Seminário Intersetorial da Primeira Infância. Durante o evento, que segue até esta quarta-feira, 13, e ocorre no auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins Antônio Luiz Maya, em Palmas, o chefe do Executivo, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, anunciou a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, a premiação que será destinada a 39 escolas estaduais e a bonificação para os servidores das escolas selecionadas. O prêmio é pelo reconhecimento das boas práticas que avaliam o nível do ensino e a atuação das unidades escolares.
"Cuidar bem da primeira infância não é uma responsabilidade só do município, mas também do Governo do Estado, dos nossos secretários e dos assistentes sociais. Devemos cada vez mais, de forma descentralizada, assegurar que essa boa integração ocorra em todas as regiões do Tocantins. Além de oferecer uma boa educação, tratando bem as nossas crianças e os nossos adolescentes, nós também temos que fazer uma boa relação com os nossos mestres, merendeiras, vigias e todos que atuam nas unidades de ensino, inclusive os reconhecendo quando estes demonstram boas práticas com resultados", destacou o governador Wanderlei Barbosa.
Bonificação
Nesta terça-feira (12), a Seduc publicou o resultado definitivo do Prêmio de Bonificação Ideb Mais Tocantins. A bonificação reconhece o trabalho e dedicação dos profissionais da educação e contempla 39 escolas estaduais do Tocantins.
A premiação, que integra o eixo de valorização do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), é concedida nas categorias Unidades Escolares e Superintendências Regionais de Educação (SRE) e avalia critérios como taxa de aprovação, reprovação, evasão escolar e desempenho no Ideb 2023. O prêmio para o 1º lugar equivale a um salário completo, enquanto os 2º e 3º lugares recebem 50% e 25% do salário, respectivamente.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que a valorização do servidor é um dos pilares da gestão. “A valorização do servidor é um compromisso nosso. Quando assumimos o Governo, regularizamos as progressões e passivos dos servidores. E este prêmio é uma forma de agradecermos pelo excelente trabalho realizado em nossas escolas estaduais”, completou Wanderlei.
Foram selecionadas três unidades escolares de cada SRE e três Superintendências Regionais de Educação. Todos os servidores das escolas e SREs contempladas, que trabalharam nessas unidades por no mínimo 6 meses ininterruptos até o mês de outubro de 2023, serão beneficiados.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressalta que a premiação é um reconhecimento ao compromisso e ao empenho de cada profissional da rede estadual de educação. “A premiação é resultado de um esforço conjunto e visa valorizar o impacto positivo que esses profissionais têm sobre o desenvolvimento da educação no estado. Além de um incentivo, é uma forma de fortalecer o compromisso com a melhoria contínua nas escolas e nas SREs”, completou.
Confira aqui a lista das escolas e SREs vencedoras.
Premiação para escolas estaduais
Foram premiadas 39 escolas municipais de 25 municípios tocantinenses. Cada unidade escolar receberá R$ 250 mil, valor a ser destinado exclusivamente para obras e reformas na infraestrutura escolar. A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de dezembro, em Palmas.