
Em passagem por Araguaína, na tarde desta quinta-feira, 30, o governador em exercício Wanderlei Barbosa concedeu entrevista no aeroporto da cidade. Ele pontuou que o Tocantins triplicou o número de cirurgias eletivas e ressaltou o pagamento das progressões aos servidores do Estado.
—Nós triplicamos o numero de cirurgias eletivas. E nós vamos melhorar ainda mais esses índices. Porque os hospitais de pequeno porte do Estado passaram a operar e também as parcerias com os municípios que tem centros cirúrgicos. Também passaram nos ajudar nesse aspecto. Frisou Wanderlei, acrescentando.
—O nosso trabalho é sintonizado com os municípios, mas dentro dos hospitais regionais. Nós estamos operando em um volume muito maior. (....) No mês de dezembro nós fizemos mais de 1 mil cirurgias. Tirando essas mil pessoas dessa fila de espera.
Wanderlei enfatizou que essas pessoas, após passar por cirurgias, retornam ao ‘conforto’ de suas casas e aos postos de trabalho. Pontuou que a Saúde é direito de todos e um dever do Estado, conforme previsto na Constituição Federal.
Progressões
Na oportunidade, Wanderlei relembrou das progressões que o Governo concedeu aos servidores do Estado. Em 15 de dezembro saiu uma lista com os nomes de 3,8 mil servidores da educação aptos a receberem as progressões.
Já no dia 16 a Secad divulgou outra lista com 10 mil servidores do quadro-geral contemplados. No último dia 28 o Governo anunciou o pagamento de R$ 100 milhões aos servidores da Educação, referentes a progressões acumuladas nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.
Wanderlei disse que reconhece a importância dos profissionais da educação, da saúde e segurança e de todos do Quadro-Geral. Também pontuou que eles estavam com direitos reprimidos e por isso o Governo autorizou os pagamentos das progressões.
—Nós fizemos esse repasse para contemplá-los e reconhece-los pelo importante trabalho que prestam aos nossos tocantinenses. (...) Muitos servidores foram contemplados com esse direcionamento de recurso para garantir direitos reprimidos, ao longo do tempo, desde 2008.
Depois da coletiva, o governador seguiu para o povoado Ponta do Asfalto, no município de Wanderlândia. Estava acompanhado dos deputados estaduais Olyntho Neto e Valderez castelo Branco. Além do Secretário Extraordinário de Ações Estrategicas do Governo, Lázaro Botelho e do deputado federal Carlos Henrique Amorim, o Gaguim.
Lá foi inaugurada a reforma do Posto de Saúde da comunidade, que passou a ser Unidade Básica de Saúde. Também foi entregue uma ambulância, um trator e a pavimentação asfáltica de ruas do povoado.