
A BRK realizou, na última quinta-feira, 24, a entrega de sistemas portáteis de desinfecção de água do projeto Fonte de Futuro em três escolas da zona rural de Araguaína: a Escola BAVISA, a Escola Municipal José Dias Carneiro e a Escola Municipal União. A iniciativa tem como objetivo garantir acesso à água potável em instituições de ensino públicas de áreas rurais, indígenas e quilombolas que não são atendidas pela rede de distribuição.
Solivan dos Santos, pai de aluna e morador da zona rural de Araguaína, expressou sua alegria ao ver a escola da filha participar do projeto. “No meu tempo, não havia esse tipo de recurso nas escolas. Parabenizo as crianças, o gestor, o prefeito e toda a equipe da BRK por proporcionarem esse avanço, que vai beneficiar não só minha filha, mas todos os alunos e funcionários."
A secretária municipal de Educação de Araguaína, Marzonete Duarte, ressaltou a importância da iniciativa. “O Projeto Fonte de Futuro é fundamental, pois nossas crianças sofrem com doenças causadas pela ingestão de água não tratada. Estamos muito felizes com essa parceria entre a BRK e a educação. Agora, temos água potável disponível não apenas para os estudantes, mas para toda a comunidade inserida nesse contexto. As crianças poderão consumir a água tratada na escola e também levá-la para suas casas”, destacou.
Além das escolas de Araguaína, duas unidades de Porto Nacional também serão contempladas: o Centro de Educação Municipal do Campo Chico Mendes e a Escola Municipal Eulina Braga. Os equipamentos, desenvolvidos pela PWTech, eliminam 100% dos vírus e bactérias da água. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas sejam beneficiadas direta e indiretamente.
O projeto teve início em 2024 e já atendeu 11 escolas públicas do Tocantins, nos municípios de Formoso do Araguaia, Campos Lindos, Miracema do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Colinas do Tocantins e Rio Sono e 6 instituições em Macaé, no Rio de Janeiro, com cerca de 5 mil estudantes beneficiados com água de qualidade e 22 mil pessoas impactadas direta e indiretamente, entre alunos, funcionários das escolas e familiares dos estudantes.
A diretora de Operações da BRK, Sandra Leal, reforçou o propósito da iniciativa: "Contribuir com o Fonte de Futuro significa melhorar a vida da comunidade escolar. Por meio dele, materializamos nosso compromisso de construir um futuro melhor para as pessoas."
A iniciativa é promovida pelo Instituto BRK, organização sem fins lucrativos criada pela BRK, e conta com o apoio das empresas Zurich, Tigre, Group Link One e Mérieux NutriSciences.