Jarlene Souza

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou os novos dados registrados pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e mostrou que houve mais 1.712 novos trabalhadores com carteira assinada no Tocantins em 2014, comparado como mesmo período em 2013. Em Palmas, foram mais 627 novos postos no mercado de trabalho nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

No Tocantins, houve acréscimo de 10,4% nas contratações com destaque para os setores de serviços com 28% (3.854), comércio com 28% (3.806) e construção civil com 16% (2.114) do total de admissões, respectivamente. Em Palmas, entres os anos de 2013 e 2014, considerando o período de janeiro e fevereiro houve acréscimo de 16,7% nas contratações com carteira assinada com destaque para os setores de serviços com 45% (1.147) e comércio com 28% (723) e construção civil com 22% (554) do total de admissões, gerando 627 novos postos de trabalho.

A subsecretária do Trabalho e Assistência Social, Mariza Sales, atribuiu o destaque tocantinense ao empenho que o Governo tem feito em atrair grandes empresas para o Tocantins.  “Este resultado divulgado pelo Caged é a soma de esforços que o Governo do Estado vem desenvolvendo, buscando empresas de médio e grande porte para o Estado, aliado aos trabalhos que o Sine tem desenvolvido no intuito de aumentar cada dia mais o número de trabalhadores empregados no Tocantins”

Qualificação

O oferecimento de cursos de capacitação e qualificação também é um dos motivos apontados pela subsecretária para o aumento do número de postos de trabalho no Tocantins. “A preparação técnica dos nossos trabalhadores oferecida, gratuitamente pelo Sine, também tem contribuído para a abertura dos novos postos de trabalho”, disse a subsecretária. 

Caged

O CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é o instrumento utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para conhecer as movimentações do mercado de trabalho em um determinado período. Através do CAGED é possível conhecer o número de trabalhadores admitidos (com carteira assinada), demitidos e o saldo entre admitidos e demitidos que representa o número de empregos gerados por localidade.