Ana Cássia Costa
Nove vereadores de Palmas protocolizaram pedido de registro de candidatura para deputado estadual e para federal nas próximas eleições, em outubro. Caso ganhem, se abrirão nove vagas para que os suplentes assumam cadeiras na Câmara de Palmas.
Os vereadores Jucelino (PTC), Lucio Campelo (PR), Valdemar Júnior (PSD), Major Negreiros (PP), professor Junior Geo (PROS), Waldson da Agesp (PT), Joaquim Maia (PV) e Cleiton Cardoso (PSL) devem disputar para deputado estadual, logo após aprovação do registro de candidatura. O vereador pastor João Campos (PSC) deve ser candidato a deputado federal.
O vereador Jucelino tem como primeiro suplente na Casa de Leis o cantor Gleison e, como segundo suplente, o ex-vereador Gordo.
No caso do vereador Lúcio Campelo, o primeiro suplente é Hermes Damaso, que já tem saída prevista. O vereador eleito Milton Neris deve assumir essa cadeira. Milton Neris não chegou a ser empossado em janeiro de 2013 por questões jurídicas. O segundo suplente da legenda é do vereador Josmundo.
Caso o vereador Valdemar Júnior seja eleito nas eleições de outubro, quem deve assumir sua cadeira na Câmara de Palmas é Hiram Gomes. O segundo suplente do vereador é Carlos Braga.
O atual presidente da casa, vereador Major Negreiros, tem como primeiro suplente o vereador Marreco, que já assumiu uma cadeira na Casa quando o vereador Claudemir Portugal saiu para assumir uma secretaria na Prefeitura de Palmas, mas deixou novamente a Câmara com a volta do parlamentar. O segundo suplente de Negreiros é Walter Balestra.
O vereador professor Júnior Geo tem como primeiro suplente o militante petista Bismarque do Movimento e como segunda suplente a professora Iolanda Castro. São suplentes do vereador Waldson da Agesp os mesmos do professor Júnior Geo.
O vereador de oposição Joaquim Maia também tem como suplente os mesmos do vereador Valdemar Júnior: 1° suplente Hiram Gomes e 2º suplente Carlos Braga.
São suplentes do vereador Cleiton Cardoso o atual vereador Irmão Jairo, que assumiu na última semana quando Cardoso saiu por licença médica e o vereador Adão Índio, que ocupa a cadeira deixada pelo vereador Gerson da Mil Coisas, que assumiu a Secretaria Municipal de Cultura.
Caso o vereador Pastor João Campos assuma uma vaga na Câmara Federal, quem deve assumir sua cadeira na Câmara de Palmas é seu primeiro suplente, cantor Gleison. O segundo suplente do parlamentar é o ex-vereador Gordo. As mesmas suplências do vereador Jucelino.
Todos estes parlamentares protocolaram seus pedidos de registros. O resultado com os deferimentos e indeferimentos deve sair após o período de impugnações. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 5 de agosto para publicar as decisões dos julgamentos de todos os registros.