A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) informou na noite desta quarta-feira, 17, que o Tocantins tem 28 casos suspeitos de coronavírus. No entanto, não houve atualização no sistema do Ministério da Saúde, portanto. Os dados são de acompanhamento do Cievs, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
Até a terça-feira (17), eram 11 casos suspeitos. Os 28 casos estão sendo acompanhados nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína.
Houve pela manhã o resultado de unidade hospitalar da rede privada que descartou a suspeita do novo coronavírus em paciente de 75 anos que continua internado, seu caso está sendo tratado como pneumonia bacteriana.
Em coletiva, o gestor da SES, Dr. Edgar Tollini, esclareceu as informações referentes ao primeiro caso confirmado no Estado.
A paciente, de 42 anos, apresentou sintomas brandos e realizou o exame em rede privada. Após resultado positivo, o laboratório notificou a equipe de Vigilância em Saúde do Município que então notificou o Estado, responsável por repassar a informação ao Ministério da Saúde.
A SES ressaltou ainda que os resultados laboratoriais das primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional Instituto Adolfo Lutz - IAL, ainda não foram liberados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).