Notícias

Obra da UBS do Novo Horizonte está abandonada há 6 anos e morador cobra conclusão

A construção iniciou em meados de 2015 e desde então está parada.

Abandonada, obra da UBS do Distrito de Novo Horizonte virou ponto para usuários.
Foto: Divulgação

Parada há mais de seis anos anos, a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito de Novo Horizonte em Araguaína é motivo de revolta de moradores. Paredes chegaram a ser erguidas, mas a estrutura ficou deteriorada com o tempo. Hoje o lugar está abandonado e cheio de mato.

Essa pequena construção foi condenada, ou seja, vai ter que começar do zero. Dinheiro Público jogado fora!”, reclamou um morador que procurou o AN para cobrar a conclusão da obra. Ele preferiu não se identificar, mas explicou que o lugar virou ponto para usuários de drogas.

A ordem de serviço para realizar a obra foi assinada ainda em agosto de 2013, pelo então prefeito Ronaldo Dimas. A previsão de conclusão seria em sete meses. No entanto, a construção iniciou em meados de 2015 e depois foi paralisada.

Na época, a prefeitura informou que a construtora havia abandonado a obra. Uma nova licitação foi aberta e a retomada da obra seria no primeiro semestre de 2017. Mesmo assim, o local permanece abandonado.

Enquanto a obra não fica pronta, a prefeitura mantém a UBS do bairro funcionando numa casa alugada. “O atendimento não é tão ruim. Os profissionais de saúde faz muito esforço, só que com local pequeno é muito difícil”. Relatou o morador.

UBS do Distrito de Novo Horizonte funciona em uma pequena casa alugada.

Além da falta de espaço, outro problema seria o curto período de funcionamento. “Só não entendemos por que a UBS só funciona meio período”, reclamou.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informou que "a construção da unidade básica de saúde do Distrito Novo Horizonte será relicitada ainda neste semestre. A obra havia sido retomada em abril de 2021, com previsão para ser concluída em120 dias, mas foi interrompida após a empresa vencedora da licitação e contratada relatar dificuldades com recursos humanos em razão da covid-19 e o aumento dos valores dos materiais de construção civil. 

Com isso, foi necessário realizar o distrato, novos levantamentos e a atualização dos materiais, além de programar uma nova licitação que está prevista para o dia 5 de novembro. Depois desse processo, a obra será reiniciada para que em breve esteja concluída".