Notícias

Motorista envolvido em acidente que matou pai e bebê na BR-153 em Araguaína vira réu

Acusado responderá por duplo homicídio e tentativa de homicídio com dolo eventual

Lucas Rodrigues Monteiro foi denunciado pelo MPTO por duplo homicídio qualificado após colisão na BR-153 em Araguaína.
Foto: AN

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) apresentou à Justiça, na segunda-feira, 12, denúncia contra Lucas Rodrigues Monteiro pelos crimes de duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado. Ele é acusado de matar um pai e um bebê ao bater seu carro contra a motocicleta em que estavam as vítimas, em 14 de dezembro, na BR-153, na cidade de Araguaína. A mãe da criança também estava na moto, mas sobreviveu à colisão.

A denúncia foi recebida nesta terça-feira, 13, e passou a tramitar na 1ª Vara Criminal de Araguaína. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Guilherme Cintra Deleuse, responsável pela 4ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

Segundo o Ministério Público, o réu conduzia um veículo Ford KA sob influência de álcool, em pista molhada e com um dos pneus dianteiros em condições inadequadas, descrito como “careca”. O promotor narra que o motorista invadiu repentinamente a faixa da direita e colidiu na traseira da motocicleta, sem que as vítimas tivessem qualquer possibilidade de reação para evitar ou minimizar os riscos do impacto. O acidente ocorreu por volta das 10h50.

Qualificadoras

Diante das circunstâncias, o MPTO atribuiu aos crimes de homicídio e de tentativa de homicídio as qualificadoras de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e de perigo comum, uma vez que a conduta do motorista colocou em risco outros usuários da rodovia.

Crimes dolosos

O Ministério Público também imputou ao caso o dolo eventual, entendimento segundo o qual o condutor assumiu o risco de produzir os resultados fatais da colisão. Por esse motivo, o réu deverá ser julgado por crimes dolosos contra a vida, cujas penas são mais severas.

Na denúncia, o MPTO destaca ainda que Lucas Rodrigues Monteiro é mecânico de automóveis, o que reforça o conhecimento técnico sobre os riscos de conduzir um veículo com pneus em condições inadequadas. Consta também que ele tentou fugir do local do acidente, mas foi contido por populares até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Atualmente, o acusado encontra-se preso preventivamente.

 

Pai e bebê que morreram após colisão na BR-153 em Araguaína