O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), atendendo provisoriamente no Jardim das Flores, voltou a funcionar na sede própria, do setor Céu Azul, desde a última segunda-feira, dia 12. A unidade passou por reestruturação completa, que contemplou as áreas internas e externas, garantindo um espaço mais seguro, acessível e adequado para o acolhimento das famílias.
Na parte interna, as antigas paredes de gesso foram substituídas por paredes de alvenaria. A unidade recebeu novo piso, forro, portas e toda a rede elétrica foi readequada, além das intervenções necessárias para garantir acessibilidade. Os banheiros e a cozinha passaram por reforma completa.
Com a reestruturação, o CRAS I passou a contar com salas climatizadas e ambientes mais seguros, acessíveis e acolhedores, oferecendo melhores condições de atendimento aos usuários e de trabalho aos profissionais. O investimento total na obra foi de R$ 380.928,17, com recursos próprios do Município.
O CRAS do Céu Azul tem papel essencial na política de assistência social do município, sendo porta de entrada para serviços fundamentais como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), atendimentos realizados por assistentes sociais e psicólogos, acesso a benefícios socioassistenciais e aos serviços do Cadastro Único.
Atualmente, a unidade acompanha 73 famílias pelo PAIF e realiza, em média, cerca de 200 atendimentos mensais relacionados ao Cadastro Único, entre inclusões e atualizações. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) anexo ao CRAS I, localizado no Jardim das Flores, atende aproximadamente 500 pessoas por mês, com atividades coletivas e oficinas voltadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Além do atendimento individualizado, o CRAS desenvolve oficinas de pedagogia social conduzidas por profissionais qualificados, incluindo atividades como karatê e violão para crianças, adolescentes e jovens. Também são ofertadas práticas laborais voltadas para adultos de 18 a 59 anos e ações específicas para idosos a partir de 60 anos.
Mais conforto e bem-estar para todos
Para a coordenadora do CRAS I, Gesilaine Gonçalves, a reestruturação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade dos serviços.
“A nova estrutura fortalece o compromisso da Prefeitura com a qualidade do atendimento, garantindo mais dignidade, conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais e, principalmente, um espaço mais humanizado para acolher a população”, destacou.
“É muito bom ver o quanto o espaço melhorou. A mudança foi grande e faz diferença para toda a região, que agora conta com um prédio mais adequado para atender e beneficiar a população”, afirmou.
Inscrições abertas para atividades
Com a requalificação do espaço, o CRAS I do Céu Azul está com inscrições abertas para as suas atividades. Entre as opções estão:
- Práticas laborais de 18 a 59 anos e idosos acima de 60 anos, realizadas às segundas e sextas-feiras, das 8h às 9h;
- Oficinas pedagógicas para crianças de 0 a 6 anos, às terças e quartas-feiras, das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30; e
- Aulas de karatê para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, às terças-feiras, das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30.


