Olyntho Neto (PSDB) discursou no plenário da Assembléia Legislativa e abordou o assunto que repercute em nível mundial sobre a Operação Carne Fraca da Polícia Federal. O Parlamentar ressaltou que nenhuma das oito indústrias de carne do Estado foi citada na investigação, seja carne bovina ou de frango. Para Olyntho esse momento representa uma oportunidade de crescimento na cadeia produtiva tocantinense, que também exporta seus produtos para vários países. Olyntho acredita que o Brasil irá contornar a instabilidade gerada com os fatos que envolvem irregularidades na indústria da carne no país.

O Parlamentar citou a importância do agronegócio no Tocantins, base da economia no Estado e também no país. Citando dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Olyntho falou do crescimento anual da produção e industrialização de carne no Estado. "Somente nos dois primeiros meses deste ano, o volume de negócios em exportação de carne do Tocantins chegou a quase US$ 16 milhões", ressaltou Olyntho comparando com a exportação em 2009 que foi de US$ 4,799.176.00. Ele citou os mais de cinco mil empregos diretos e 15 mil indiretos gerados pela cadeia produtiva de carne no Estado.

"O Estado recebe rotineiramente visitas de missões estrangeiras que buscam fechar negócios com as indústrias do Tocantins, levando em consideração a qualidade dos seus produtos atendendo as exigências desses mercados", salientou o parlamentar acrescentando que  "a nossa expectativa é que o estado do Tocantins possa avançar cada vez mais, já que não estamos envolvidos em investigação graças ao rígido controle de qualidade, desde o produtor até as indústrias, e também ao processo de fiscalização do Estado.

Exportação

O Parlamentar reforçou que acredita e confia nos produtores e lembrou o volume de negócios com a produção de carne bovina, no Estado em 2016 que foi de 235.329 toneladas. Russia, Egito, China, Irã, Iraque, Argélia, Emirados Árabes, Líbia e Venezuela são os compradores da produção tocantinense. Em 2015 foram exportados, entre carnes e derivados, quase 50 mil toneladas (49.801.606 kg).

O Brasil é o segundo produtor de carne bovina no mundo e tem as condições necessárias para ser o primeiro. "Nós já somos o maior exportador desse produto. Esses fatos não serão o motivo que irá interromper o processo de crescimento e o Tocantins também irá crescer mais e alcançar novos mercados", concluiu Olyntho.