Animal recebeu tratamento odontológico para recuperação das presas
Foto: Divulgação/Naturatins

Um projeto do Centro da Fauna (Cefau), que ajuda espécies ameaçadas no Tocantins, realizou um procedimento diferenciado numa onça pintada em Palmas. O animal é um macho adulto com cerca de quatro anos de idade. Os veterinários constataram que havia um problema nos dentes dele. As presas tinham um desgaste anormal, que poderia levar a uma fratura e impossibilitar a sobrevivência do animal na natureza.

Para resolver o caso, a solução foi dar novas presas ao animal, feitas de porcelana. Procedimento é parecido com o que é feito em um humano, com a diferença de que o paciente precisa estar completamente sedado durante a consulta dentária.

Para não perder uma boa oportunidade, foi coletado ainda material genético da onça, que será usado em estudos sobre a espécie que podem embasar futuras ações de conservação.

O implante dos dentes foi realizado no Centro da Fauna (Cefau), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que fica em Palmas. Equipes de duas universidades, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram.

Tratamento

A intervenção ambulatorial contou com uma ampla equipe de profissionais: sedação e tratamento odontológico foram realizados pelos médicos veterinários Fernando Silveira e Ana Paula Silveira e pelas odontólogas Vera Faria e Ádylla da Silva Barros. O procedimento contou ainda com a colaboração do professor, médico veterinário André Rondelli, da Universidade Católica (Unicatólica), que realizou a coleta de amostras de sangue junto à aluna, orientada por ele no curso de Medicina Veterinária, Amanda Dias.

A coordenação logística e operacional, registro e envio das amostras para a PUCRS, foi feita por uma equipe técnica do Naturatins: Daniel Albernaz (zootecnista), Marco Túlio Filho (médico veterinário) e Ana Beatriz Correa (bióloga).

O médico veterinário Fernando Silveira explica que o animal possuía um desgaste anormal nas presas. “A presa é muito importante na hora de quebrar osso, de comer. Quando está em vida livre é importantíssimo para caçar e esse desgaste anormal estava fraturando o dente, ia levar a fratura completa das presas do animal, dos caninos”, detalhou.