
A onça-pintada de aproximadamente cinco anos que vivia no Centro de Fauna (Cefau) de Palmas morreu quando era transportada para sua nova morada. Em nota, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) lamentou a morte do animal e disse que a causa da morte será investigada.
O animal, chamado carinhosamente de Cefau, foi a óbito próximo a Mineiros, Goiás. Sua nova morada seria no Instituto Onça-Pintada.
De acordo com o Naturatins, a transferência foi realizada levando em conta criteriosos estudos e protocolos específicos a fim de garantir o bem-estar do animal e sua segurança. Além disso, tinha o objetivo de oferecer ao felino o convívio com os animais da mesma espécie em um ambiente mais amplo.
No ano passado, a onça-pintada concluiu seu tratamento dentário com a reposição de porcelana em razão de um desgaste nas suas presas. Nesse manejo, o felino também passou por exames que objetivaram conhecer melhor sua genética e subsidiar decisões em programas de conservação.
Na ação, o Naturatins colaborou com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o laboratório de Biologia Genômica Molecular da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para execução do projeto intitulado Análises Genômicas para conservação ex situ da onça-pintada.
O Naturatins informou que será feita a necropsia para identificar a causa da morte do animal.