
O primeiro debate eleitoral com os principais candidatos ao Governo do Tocantins elevou a temperatura das Eleições 2022 no estado. Wanderlei Barbosa (Republicanos), Ronaldo Dimas (PL), Irajá Silvestre (PSD), Paulo Mourão (PT) e Carol Chaves (Psol) participaram nesta sexta-feira (2), do debate promovido pela Record/Fieto/Rede Toca.
Alvo principal dos adversários, o candidato à reeleição Wanderlei reafirmou compromisso de continuar trabalhando pela retomada do crescimento econômico do Tocantins.
Após o encontro, Wanderlei disse que avaliou o debate como positivo e que a oposição, em referência ao adversário Ronaldo Dimas, “treinou para bater no governo e trazer números e informações falsas”.
“Tivemos a oportunidade de conversar e o que vimos foi uma oposição que claramente treinou para bater no governo e trazer números e informações falsas aos tocantinenses”.
“Hoje o Tocantins tem uma excelente classificação de letra B, porque trabalhamos cuidando de nossa políticas fiscais. Estamos trabalhando firme pra gerar empregos e oportunidades para as pessoas, para o licenciamento de empresas, mas principalmente, estamos trabalhando para cuidar das pessoas, cuidar da saúde, da educação, enfim, cuidar da nossa gente.
Foi essa a mensagem que eu trouxe, enquanto nosso adversários ficaram no ataque. Eu entendo essa postura deles, porque afinal, estão abaixo nas pesquisas", cutucou.
Ações público feminino
Wanderlei lembrou a atuação que vem desenvolvendo junto às mulheres, suas propostas, registradas em seu Plano de Governo, direcionadas ao público feminino.
No mesmo bloco, questionou Ronaldo Dimas (PL) sobre o fechamento do Restaurante Popular de Araguaína quando era prefeito. E explicou, em sua réplica, que a maior parte dos recursos para a Saúde dos araguainenses é repassada pelo Governo do Estado.
Rodovias
Ao responder pergunta formulada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o candidato à reeleição lembrou aos seus concorrentes que sua gestão não está "tapando buraco", mas removendo o asfalto esburacado. "Estamos construindo, portanto, novas rodovias", explicou, em referência às obras de infraestrutura em todo o Estado.
Destacou também o potencial do Tocantins para a geração de energia, inclusive fotovoltaica; a desoneração fiscal, a exemplo do gado em pé, e as mais de sete mil cirurgias eletivas realizadas nos dez meses em que está à frente do Governo.
Educação
Questionado pela candidata Carol Chaves (PSOL), Wanderlei destacou investimentos de seu governo na Educação, como a valorização dos profissionais da área, por meio do pagamento de progressões, há anos atrasadas; e a construção e reforma de diversas escolas.
Ainda em relação à Educação, ele disse compreender que, mesmo investindo na reforma, construção e ampliação de escolas, seu olhar vai para além dos prédios escolares. Passa também pela valorização de professores, técnicos e servidores administrativos.
"Não são só prédios. Estamos oferecendo capacitação para os nossos professores, para que seus conhecimentos sejam repassados aos jovens, de todo o Estado".
Considerações finais
Em suas considerações finais, Wanderlei pediu que os eleitores tocantinenses vejam as transformações pelas quais o Estado está passando, nos últimos dez meses.
"Vocês viram a diferença da nossa gestão. Diminuímos o desemprego e vamos dar oportunidades às nossas comunidades. Esse trabalho nós estamos fazendo e faremos muito mais. Para isso eu quero contar com o apoio de todos vocês. Votem, Wanderlei, 10".