Para o presidente do Confea, engenheiro civil, Joel Krüger, a 76ª Soea será um momento de compartilhar ideias para um futuro mais promissor.
Foto: Divulgação

A 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) será realizada este ano, de 16 a 19 de setembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, capital do Tocantins. A Soea é o principal evento anual dos profissionais das áreas de engenharia, agronomia, Geologia, Meteorologia e Geografia, e nesta edição terá como tema: “As Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”.

Cerca de 3.500 participantes do Brasil inteiro, ? entre profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes de órgãos públicos ? são esperados em Palmas para uma extensa programação, da qual constam dezenas de painéis, simpósios, palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, exposições e fóruns, dentre outras atividades.

Em sintonia com os principais desafios e as demandas mais urgentes do país, o evento coordenado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea -TO) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) vai se debruçar sobre agendas estratégicas para o Brasil. Dentre elas estão: a indústria da construção civil; as políticas de infraestrutura, a regulação nos serviços de saneamento básico;  a segurança e fiscalização de barragens; a gestão de riscos na mineração, a geopolítica do petróleo; o meio ambiente e a sustentabilidade e os empreendimentos agrícolas, além de várias outras pautas  igualmente relevantes.

Para o presidente do Confea, engenheiro civil, Joel Krüger, a 76ª Soea “será um momento de compartilhar ideias para um futuro mais promissor e tecnológico, com um Brasil desenvolvido, mais soberano e mais justo para todos”. Ele também acredita que a Soea vai apresentar subsídios fundamentais ao debate sobre o crescimento econômico e social do país: “afinal, nossas atividades são protagonistas na cadeia produtiva nacional e nossas profissões, essenciais para alavancar a retomada economia brasileira”, ressaltou.

Já o presidente do Crea-TO e anfitrião do evento, engenheiro civil,  Marcelo Costa Maia argumenta que a Semana vai “agregar conhecimento aos profissionais da região”. Orgulhoso com a modernidade das edificações de Palmas, a mais nova capital do país e a última cidade planejada no Brasil, no século XX, ele convida os visitantes a “conferir nos solos tocantinenses o que há de mais moderno na engenharia”.

Dois outros eventos integram a 76ª Soea: o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), entre os dias 19 e 21/09 e o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc - 2019), de 17 a 19/09, ambos, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

Como ocorre todos os anos na Soea, durante a agenda de abertura (16/09), será realizada a solenidade Láurea ao Mérito, dedicada a homenagear grandes nomes da engenharia brasileira ? vivos e in memorian ?, além de entidades e instituições que prestam relevantes serviços ao setor.

 

Serviço: 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea)

Dias: De 16 a 19 de setembro de 2019

Local: Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, Palmas (TO)

Endereço: Área Verde 308 Sul, Av. NS 10, s/n - Plano Diretor Sul

Mais informações e Programação completa: http://www.soea.org.br/