Fernando Almeida/Araguaína Notícias

A Polícia Civil do Tocantins prendeu nesta terça-feira (19) quatro suspeitos de integrar  uma quadrilha que atuava em três estados. De acordo com as investigações, a organização criminosa agia de forma coordenada na prática de furto, roubos e receptação, no Tocantins, Pará e Maranhão.As prisões ocorreram durante uma ação conjunta da PC de Itacajá e Pedro Afonso, com o apoio da DEIC-Araguaína.  Os presos foram identificados como Paulo Sérgio Lemos da Silva, Francisco Canindé Lemos da Silva, Domerciano Sousa dos Santos e Luiza Fernandes Lopes.

Segundo o Delegado Marco Aurélio Barbosa Lima, o líder do grupo era Pulo Sérgio, conhecido no Estado do Rio Grande do Norte como "Paulo Salada", preso em flagrante em Araguaína, pelos crimes de furto e receptação. Sérgio  é acusado de furto a uma loja em Pedro Afonso na madrugada do último dia 29 e também de receptar produtos furtados em Ananás.

De acordo com a PC, haviam dois mandados de prisão em aberto contra ?Paulo Salada.? O primeiro por apresentar documento falso e tentar arrombar uma loja em Itacajá (TO), juntamente com a esposa Indiara Sousa dos Santos. Segundo a Polícia, o fato ocorreu em 29 de dezembro de 2015 e Indiara foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O segundo mandado contra Paulo é de Natal (RN) pela prática de furtos no comércio potiguar.

A PC apreendeu produtos em quatro locais diferentes usados pela quadrilha para esconder os objetos furtados, sendo duas casas em Araguaína, uma chácara no município de Wanderlândia e uma Adega no centro daquela cidade. O estabelecimento, segundo a PC, é propriedade de Paulo. E no local  estavam sendo comercializadas bebidas e outros produtos furtados de um supermercado em Ananás.

A Polícia informou que Domerciano foi reconhecido por uma vítima como autor do furto ao comércio de Ananás. Ele, Francisco e Luiza, foram autuados por receptação em Wanderlândia. Segundo a PC, eles estavam guardando e vendendo no comércio produtos dos furtos. Francisco também foi autuado por posse irregular de munição, na chácara onde ele morava em Wanderlândia.

Paulo e Dormerciano são reincidentes. Informações da Policia dão conta de que eles foram presos em 2012, em Carolina (MA), com uma picape strada  carregada de televisões tela plana e ar condicionado split furtados de lojas no Maranhão. Na época a Policia apreendeu com o grupo R$ 6 mil em espécie, roupas e jóias.