Ação Policial

PC prende último assaltante da tentativa de roubo a carro-forte em Pequizeiro

Investigado é pertente a turma dos Pipocas, e era um dos assaltantes de banco mais procurados do Brasil.

Policiais cumprem primeiros mandados de busca e apreensão na Operação Américo Gama
Foto: Dennis Tavares/SSP-TO

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Américo Gama em Guaraí e prendeu o último envolvido na tentativa de assalto a carro forte em outubro de 2019, no município de Pequizeiro. Segundo a PC, a ação teve o objetivo de cumprir 5 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em residências no Tocantins, Pará e Maranhão.

Participam da ação agentes da Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC de Palmas) e unidade da Diretoria de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

Até o momento, dos cinco mandados de prisão, quatro foram cumpridos. O assaltante da Turma dos Pipocas, envolvido no assalto ao carro-forte, foi preso pela Polícia Civil do Pará, na capital Belém. Com ele foram apreendidas armas, munições e dinheiro em espécie. 

A ação teve o acompanhamento da diretora da DRACCO, delegada Cínthia Paula de Lima; coordenação dos delegados da DEIC de Palmas, Emerson Francisco de Moura e Eduardo César de Menezes; apoio tático do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e suporte da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí, além das Polícias Civis dos Estados do Pará e Maranhão. 

Conforme o delegado Eduardo de Menezes, um dos mandados de prisão preventiva é em desfavor de um dos delinquentes que participou da tentativa de assalto ao carro-forte em Pequizeiro.

Foram seis meses de investigação e um complexo trabalho de cruzamento e análise de milhares de dados para identificar o quinto criminoso presente na cena do assalto, que na época conseguiu se esquivar do cerco montado pelas forças de segurança na época dos fatos”, explicou o delegado ao ressaltar que o investigado é um dos fundadores da Turma dos Pipocas e assaltante de banco dos mais procurados do Brasil.

Segundo apurado na investigação, em 2015, o investigado foi responsável por outro grande assalto, realizado na cidade de Russas, no interior do Ceará. Ele, junto com os demais Pipocas, tentou assaltar um comboio de carros-fortes que trafegava pelo Km 20 da BR-116, com destino à Fortaleza. O Delegado relata que na fuga o grupo seguiu para um sitio e lá manteve os moradores da propriedade rural reféns por aproximadamente seis horas, até se entregarem. Na ocasião, os Pipocas também foram responsáveis por matar um soldado da Polícia Militar do Ceará. Em poder deles, a Polícia encontrou e apreendeu um verdadeiro arsenal de guerra (armas de grosso calibre, incluindo dois fuzis AK-47). 

O delegado Eduardo de Menezes informa que, na operação desta quinta-feira, 21, deflagrada pela Polícia Civil do Tocantins, esta última liderança dos Pipocas foi presa na cidade de Belém do Pará e trazido de helicóptero até a cidade de Guaraí. Lá, o criminoso vivia com a família em um condomínio de classe média alta.